Prof. José Carlos
As “saídas de campo” constituem elemento da dinâmica pedagógica que promove o deslocamento do espaço físico da sala de aula, para um ambiente externo a ela, possibilitando, a estudantes e professores, o contato direto com as muitas dimensões das realidades que os cercam. Também conhecida por “estudo do meio” ou “viagens de estudos”, tal recurso é marcado pelo movimento em direção ao conhecimento.
A construção de objetivos, a preparação teórica do grupo docente e discente, o trabalho de planejamento e motivação, constituem elementos essenciais para esta modalidade de ação pedagógica.
Procurando criar um ambiente de trabalho de maior interação entre as disciplinas, realizamos no dia 12 de maio um trabalho de campo na cidade de Curitiba (PR), onde visitamos o espaço “Estação Natureza” da Fundação Boticário de Proteção à Natureza. Nosso ponto de interesse foi possibilitar aos estudantes o contato com o conteúdo de Biomas e Domínios Morfoclimáticos, já desenvolvidos em classe, de forma lúdica e com forte preocupação visual.
Além destes aspectos, sair de Florianópolis com destino à Curitiba, constituiu um novo momento no cotidiano escolar. As estradas, vegetações (com destaque para Mata Atlântica e Araucária), formas de relevo, pessoas, veículos e tantos outros elementos da paisagem geográfica, se tornaram concretos na aprendizagem que se processava.