Durante o segundo trimestre discutiremos aspectos geográficos e históricos da formação do espaço brasileiro. Iniciaremos os debates com a questão indígena em nosso país. Compreender as características culturais dos povos originários, quando da invasão européia nas terras denominadas de Brasil, relacionando aos problemas atuais enfrentados por estas populações, constitui nosso ponto de interesse.
Para estimular os estudos com turmas de 6ª série, realizamos uma saída de campo a aldeia guarani “Tape Mirim”, localizada no Morro dos Cavalos, em Palhoça (SC). A pesquisa foi realizada de forma interdisciplinar, envolvendo olhares da história, geografia e Arte.
(Casa de Reza - o espaço do sagrado)
Partindo de Florianópolis em direção ao sul, percorrendo em torno de 40 km, a aldeia guarani Tape Mirim, do Morro dos Cavalos, cortada pela BR- 101, está localizada no município de Palhoça.
Durante o trabalho de campo os estudantes entraram em contato com a população da aldeia, onde obtiveram informações sobre a realidade do grupo. Um ponto forte desta pesquisa foi o momento de interação através de brincadeiras, danças e o artesanato.
No retorno caberá aos estudantes a produção de artigos e a participação nas discussões.
(Rio Maciambú - vista da aldeia )
( O desenho como recurso metodológico)
(Aspecto de Moradia)
[1] Professor de Geografia