domingo, 6 de setembro de 2009

Mercado vivo... Tigres mortos

Equipe de Criação [1]


Este texto trata de um artigo publicado pela revista Veja em 2001, embora já tenha passado algum tempo, resolvi trazer esta discussão, pois acho que o homem ainda não trata bem os animais, principalmente quando quer lucrar. Vamos lá..

“A localização de um galpão repleto de peles de animais contrabandeadas chocou as autoridades ambientais da Índia em julho de 2000, que vinham tentando minimizar a gravidade da caça ilegal no país. Alguns tempos atrás, quatro operações levam á apreensão de:

-12 peles de tigres
-132 garras de oito tigres
-175 quilos de ossos
-124 peles de leopardos
-18 080 garras de mais de mil leopardos.

Os números são preocupantes: na Índia vivem 60% dos 4 500 a 7 mil tigres que restam no mundo. Uma das peles pederia ser da tigresa Sita, mencionada pela edição da NGM de dezembro de 1997. Mas Belinda Wright, diretora-executiva da Sociedade de Proteção da Fauna Selvagem da Índia, examinou a pele e concluiu, pelo padrão das manchas, que ‘certamente não se trata de Sita’. As autoridades crêem que o animal, que tinha 16 anos de idade ao ser vista pela última vez, em outubro de 1998, provavelmente morreu de causas naturais”.


Os tigres são encontrados em florestas tropicais, savanas e áreas rochosas, normalmente não escalam árvores mas podem fazê-lo. São grandes nadadores e podem cruzar rios de 6 a 8 km. São principalmente noturnos mas podem ter atividades durante o dia, especialmente no inverno. Para caçar o tigre depende mais da audição do que o olfato, normalmente se aproxima da presa em silêncio, o máximo possível então salta agarrando-a pela parte posterior e matando-a por estrangulamento, com uma mordida no pescoço ou garganta.
Sua dieta consiste de grandes mamíferos como porcos, cervos, antílopes e búfalos, podendo consumir até 40 kg de carne de uma só vez. A área territorial de um Tigre siberiano pode ser de até 4.000 km² que são geralmente marcados com fezes e urina, evitar lutas parece ser regra para os tigres, mas quando isso acontece por invasão de território o invasor pode ser morto pelo dono do território.

O Tigre siberiano (Panthera tigris altaica) é o maior deles, podendo pesar até 306 kg para machos e 167 kg para fêmeas e a medir de cabeça e corpo até 2,80 mm e de cauda até 1,100 mm. O Tigre, é o maior e mais forte de todos os felinos do mundo, nenhum outro combina tamanho, força e graça e ironicamente este grande animal provavelmente será o primeiro dos grandes felinos à se tornar extinto se não houver uma conscientização da preservação de seu ambiente e controle da caça predatória. O Zoológico de São Paulo, reproduz há dez anos Tigres siberianos com sucesso e atualmente está com um plantel de 13 animais.
Cuidem dos tigres, muitas espécies podem ser extintas, como já está acontecendo. Os tigres trazem benefícios para o nosso planeta, independente de qual for, não pratiquem o comércio ilegal de tigres, nem de outros animais.


Fontes:

Revista Veja

[1] Desirée