sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Olimpíadas do lixo

  por Gabriel Margutti,   
  As olimpíadas do Colégio de Aplicação mal começou e já dava para perceber o que aconteceria nos outros dias. A quantidade de lixo como: garrafas de água, latas de refrigerantes, papéis de bala e copos plásticos foram jogados nas plantas, no chão , nas quadras e nos ginásios do CDS.

    Apesar da campanha feito por alguns professores e estagiários da sexta série não adiantou , os alunos não entenderam que o lixo jogado no CDS ia prejudicar as olimpíadas e o meio ambiente.

    Tem mais pessoas jogando lixo nas ruas, casas, rios, e em terrenos desocupados. Como poderemos cobrar de outras pessoas essa consciência se nós não colocamos em prática no nosso colégio e em outros lugares que utilizamos?

    Eu acho que esse assunto é sério, e que deveremos cobrar das pessoas para termos um mundo melhor, por que se jogar lixo irá poluir,e deixar os lugares cada vez piores.  

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A fome na América Latina



                                                             por Gabriel Margutti,


           
Quando se fala sobre a fome, todos pensam na África, pois é um continente onde existe muita pobreza.Quando minha irmã fez um trabalho sobre a fome na América Latina, eu fiquei surpreso, porque achava que não existia um número tão grande de pessoas que passam fome.Então fui procurar na internet mais informações sobre o assunto.

Descobri que no Haiti existe o maior número de mortalidade infantil por causa da fome, e que em outros países como a Bolívia isso também acontece.No Brasil o índice é mais baixo do que os países citados, porém  nós sabemos que em alguns estados do norte e nordeste existem cidades que crianças também sofrem com o problema da fome, principalmente cidades onde a seca prejudica as plantações e as famílias não tem como sobreviver.

Eu acho triste crianças, adultos, idosos morrerem de fome, mas eu acho legal que tem muitas ONGs ajudando essas pessoas ,e gente que doa alimento .Agora o número de pessoas que morrem por causa da fome diminuiu por causa dessas pessoas que ajudam.








sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O Brasil de hoje em dia

         por Luciano, 

Como todos os idosos falam, dizem que o Brasil mudou muito desde a época deles . Dizem que agora tem muita gente roubando, maltratando e agredindo outra pessoa e eu concordo plenamente com eles pois este negócio de roubo está demais, imagine só você saindo de casa para estudar e ai vem um cara mascarado pedindo “passa a grana”, isso deve ser chato pois você perde tudo que você conquistou em um mês de trabalho duro e suado.

Os mal trato aos animais também está demais, se você se botar no lugar deles você saberá do que eu estou falando, e a agressão? Outra coisa que machuca imagine só você sendo agredido por alguém, você se machuca por fora e por dentro, eu quero dizer que por dentro seu coração se sente machucado então por favor, parem com estas coisas estudem e deem o seu melhor da vida


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Apresentação da Equipe de Criação III

       Equipe de Criação,

  Olá gente, somos do 3º Grupo do Blog, e estávamos discutindo sobre qual tema iríamos falar, mas depois de um mar de ideias, fizemos uma votação e escolhemos um tema sobre os índios,  que atualmente estamos aprendendo em sala.

         Bem, como já falamos o tema escolhido, então iremos falar um pouco de quanto a população do povo originário do Brasil ficou reduzida nos últimos séculos.

         Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, estima-se que habitavam cerca de 1 milhão a 3 milhões de indígena.s Essa população foi diminuindo chegando aos 270 mil índios que ainda habitam o solo brasileiro.

         Isso aconteceu porque os indígenas perderam e ainda estão perdendo as suas terras para produtores de alimentos, e o governo os coloca em lugares que impossibilita de fazer algumas de suas tradições.

         O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes, as culturas eram muito diferente.s Sabemos muito sobre os índios daquela época graças à carta de Pero Vaz de Caminha, e também dos documentos deixados pelos padres jesuítas. Os indígenas viviam de caças, pesca, agricultura de milho, feijão, abóbora bata-doce e mandioca.

      Os Ianomâmis foram um dos últimos grupos a ter contato com a civilização”branca”. Vivendo nas cabeceiras dos rios Negro e Branco, sua população atual chega a pouco mais de 8.000 pessoas. O encontro com garimpeiros, que invadem suas terras, trazendo doenças, violência e alcoolismo, abala a estabilidade do povo .Entre os índios, os garimpeiros são conhecidos por outro nome: os "comedores de terras". Calcula-se que 300.000 garimpeiros entraram ilegalmente em terras indígenas na Amazônia. Enquanto em alguns lugares do Brasil os índios são expulsos e descriminados, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM) a cultura indígena convive bem com a chegada da civilização.

     Esperamos que as pessoas que visitam o blog gostem se texto e de vários textos que vem por aí.



domingo, 4 de setembro de 2011

Desmatamento...

por Luiz Felipe,



Essa imagem mostra o que o ser humano faz para conseguir o que quer, ela mostra a imagem de uma queimada na Amazônia . O ser humano desmata para conseguir dinheiro ou alguma coisa assim; e não liga de destruir a maior reserva natural do mundo.

Todos sabem que o dinheiro é importante mas não é preciso desmatar tanto para consegui-lo, pensem só em uma coisa: como seria o mundo sem a Amazônia? Seria muito mais difícil respirar, não teríamos tanta água e nem tantos recursos naturais. 

Não é só o desmatamento que não podemos fazer, mas também a poluição, etc. Não polua, não desmate vai ser melhor pra você.

Créditos: