“Você é como um sundae gigante para as bactérias”
Você já pensou que seu corpo tem 10 vezes mais bactérias do que células? Pois é, cada vez mais os vírus e bactérias estão se disseminando pelo planeta e tornando a humanidade cada vez mais vulnerável a doenças graves.
No início dos tempos vírus e bactérias não estavam tão presentes na população devido a ausência de criação de porcos e aves em grande quantidade como hoje, que são verdadeiros laboratórios para a criação desses vírus. Atualmente surgem vírus e bactérias cada vez mais fortes e resistentes. Boa parte das doenças que existem hoje surgiram com a domesticação de animais, como o gado, porcos e aves, para a alimentação humana. O sarampo, por exemplo, que mata muitas crianças nos países pobres, surgiu do gado.
Hoje há um bilhão de porcos no mundo e mais de 20 bilhões de galinhas, ou seja, 3 galinhas em média para cada habitante.
Os vírus e bactérias habitam o nosso corpo e tem o poder de se modificar ano a ano. Para você ter uma idéia, a recombinação desses vírus pode ser fatal. Como aconteceu em 1918, quando a gripe espanhola matou 1% da população mundial em poucas semanas. A gripe aviária que surgiu em 2003 matou 6 em cada 10 pessoas, mas felizmente foi controlada a tempo, ao contrário da Influeza A (gripe suína). Enfim, as bactérias e vírus estão cada vez mais presentes em nossa vida.
Fonte: Revista super Interessante
[1] Sofia