quinta-feira, 20 de agosto de 2009

BACTÉRIAS E VÍRUS, UM “MUNDO” DENTRO DO MUNDO

Equipe de Criação [1]


“Você é como um sundae gigante para as bactérias”



Você já pensou que seu corpo tem 10 vezes mais bactérias do que células? Pois é, cada vez mais os vírus e bactérias estão se disseminando pelo planeta e tornando a humanidade cada vez mais vulnerável a doenças graves.

No início dos tempos vírus e bactérias não estavam tão presentes na população devido a ausência de criação de porcos e aves em grande quantidade como hoje, que são verdadeiros laboratórios para a criação desses vírus. Atualmente surgem vírus e bactérias cada vez mais fortes e resistentes. Boa parte das doenças que existem hoje surgiram com a domesticação de animais, como o gado, porcos e aves, para a alimentação humana. O sarampo, por exemplo, que mata muitas crianças nos países pobres, surgiu do gado.


Hoje há um bilhão de porcos no mundo e mais de 20 bilhões de galinhas, ou seja, 3 galinhas em média para cada habitante.


Os vírus e bactérias habitam o nosso corpo e tem o poder de se modificar ano a ano. Para você ter uma idéia, a recombinação desses vírus pode ser fatal. Como aconteceu em 1918, quando a gripe espanhola matou 1% da população mundial em poucas semanas. A gripe aviária que surgiu em 2003 matou 6 em cada 10 pessoas, mas felizmente foi controlada a tempo, ao contrário da Influeza A (gripe suína). Enfim, as bactérias e vírus estão cada vez mais presentes em nossa vida.

Fonte: Revista super Interessante

[1] Sofia

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pirâmides do Egito

Equipe de Criação [1]



Para o pesquisador Farouk El-Baz , da Universidade de Boston (EUA), tanto as Pirâmides (de Gizé) quanto a Grande Esfinge podem na realidade terem sido inspiradas pela própria geografia do deserto do Saara. Segundo seus estudos a formação natural destes monumentos devem -se as condições climáticas da região , ou seja , "durante ciclos climáticos úmidos as grandes massas rochosas no deserto adquirem formas variada com a erosão pela água. Nos períodos secos no entanto , a erosão dos ventos só poupa as formas piramidais " , motivo pelo qual as pirâmides (de Gizé) continuam resistindo a erosão dos ventos.


Seus estudos ainda levam em consideração o fato dos povos nômades terem afastado -se da região do Saara devido ao aumento do período de secas seguindo assim em direção ao rio Nilo a procura de melhores condições de existência . O encontro dos nômades com os sedentários ; povo que já habitava e cultivava as margens do rio Nilo, resulta na união de conhecimentos surgindo assim novas técnicas de plantação ,irrigação da terra e canalização de água , contribuindo para a formação da civilização do Antigo Egito.
El-Baz, estima que aproximadamente 300 anos após o encontro desses povos os Egípcios puderam em fim erguer a primeira pirâmide de Pedra.


Com isso podemos concluir que a construção da pirâmide foi inspirada na geografia natural do deserto.




Fontes:
1- Ciência hoje. Disponível em < http://www.cienciahoje.uol.com.br/2800 >.
2- Ciência Hoje. disponível em ,< http://www.cienciahojeuol.com.br/2863 >.

[1] Maria Eduarda Silva




domingo, 9 de agosto de 2009

Aquecimento ou resfriamento global?

Equipe de Criação [1]

Você já deve ter ouvido falar a palavra aquecimento global né? Então vamos dizer a vocês como prevenir o aumento do aquecimento global no planeta !!!

Vamos lá : Na real como você pode ouvir ou mesmo ler em jornais e revistas, o aquecimento global não tem prevenção. Ele já está formado então o caso é só fazer o máximo possível para não poluir o planeta que já está mais do que poluído então , não basta apenas reciclar mais sim produzir menos lixo no dia-a-dia. Pra vocês terem uma ideia uma pessoa produz em média 1,5 kg de lixo, imagine se fosse multiplicar esse valor pelo número de brasileiros, que são de aproximadamente 270 milhões de habitantes, veremos que produzimos uma quantidade exorbitante de lixo em apenas 1 dia.

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO:

Papel: 3 a 6 meses.
Garrafa de vidro: 4.000anos
Jornal: 6 meses
Chicletes: 5 anos
Lata e copo de plástico: 50 anos
Tampa de garrafa: 150 anos
Garrafa de plástico : 400 anos

Ao contrário do aquecimento global, existe uma outra teoria, a do resfriamento global. Esta teoria, estudada por alguns cientistas, afirma que passamos por uma variabilidade climática, é por isso dizem que estamos passando por um resfriamento global. Os cientistas comprovaram que em alguns pontos do mundo está ficando mais frio, com formação gelo, como é o caso de Bagdá.
Independente das teorias, devemos ter mais atenção para o nosso velho planeta Terra!


[1]Maria Eduarda Vieira e Julia Carioni.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Dia dos Pais - um pouco de história e muitas homenagens

Equipe de Criação [1]


Primeiramente uma citação :
"Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai."

(Sigmund Freud)

Você sabe como surgiu o dia dos PAIS?

Agora sim, podemos responder essa pergunta que eu acho que as maiorias das pessoas não conhecem. Então vamos lá. Segundo alguns pesquisadores , o Dia dos Pais começou a ser comemorado, por um rapaz de nome Elmeseu, na Babilônia, há pouco mais de 4 mil anos. De presente ou seja para mostrar seu amor, moldou e esculpiu na argila o primeiro cartão do Dia dos Pais, desejando-o sorte e saúde. Infelizmente, só a partir de 1909, em Washington, nos EUA, que realmente a data passou a ser levada a sério.
Agora que você já sabe a origem do dia dos pais , faça sua homenagem a eles, nós já estamos fazendo as nossas! Então aqui vai algumas poesias para você homenagear seu pai.
Pai
Aquele amigo único.
Aquele que está sempre presente
Aquele que sei que posso confiar
Aquele que me ama e sempre vai me amar,
Eu fazendo burradas ou não.
Pai...
Aquele que me ama do jeito que sou
Aquele que vê a perfeição na pessoa imperfeita
Aquele brincalhão
Aquele que, com um único sorriso, te deixa feliz
Aquele que nunca sairá do meu coração.
Yzadora Gonzalez Alves, São Paulo - SP

Dia dos Pais

Paizão
Amigo
Responsável
Atencioso
Bagunceiro
Especial
Natural
Simpático

Perfeito
Alegre
Inteligente
Sensível

Maria Eduarda da Silva Vieira

Pai

É difícil falar sobre você
Talvez por não estar aqui comigo.
Pai, seu nome é doce
A doçura de um amigo.
Pai, o grande amigo.
Amigo do coração.
Você merece a qualquer hora, a qualquer dia,
A mais bela canção.
Papai querido,
Quero que você seja feliz.
Quero que os seus passos, sejam iluminados por Deus
E que possa ter orgulho de nós, filhos seus.
Pai, o grande herói de nossas vidas,
O lutador, sonhador,
Pai batalhador e brincalhão
Que sempre estende a mão

Manoel Mário Reis Bittencourt,
Jhonata, Ronaldo, Jeferson e José Antônio
Fonte:

[1] Maria Eduarda e Júlia Carioni


terça-feira, 4 de agosto de 2009

A cana de açúcar: passado e presente

Equipe de Criação [1]

Começamos o trimestre discutindo e conversando sobre a economia do Brasil no período colonial.
Você sabia que a produção de cana-de-açúcar foi a atividade econômica de maior importância nos séculos XVI ao XVII?

No Nordeste brasileiro, na fase colonial, foi onde a cultura da cana melhor se desenvolveu, principalmente pelo tipo de solo e clima quente. Porém, hoje em dia existem outros locais onde ela é cultivada.


Você sabe como o açúcar é produzido? Bom! A primeira fase é plantar a cana, é claro!



A segunda fase, a cana é lavada, picada e desfibrada, onde elas são trituradas para extração do caldo. Além do açúcar também se produz a cachaça. Na imagem abaixo, a presença do trabalho escravo.


A terceira fase é o tratamento do caldo, o caldo é peneirado para retirar as impurezas e então é encaminhado para a fabricação do açúcar.

A quarta fase, depois que é peneirado ele é misturada com o cal para torná-la mais branco, quando a água é evaporada resta só os cristais.

Na quinta e ultima fase os cristais são colocados em uma máquina para retirar novamente as impurezas e assim termina o processo de fabricação do açúcar.




Mas nem tudo é tão doce assim. Algumas pessoas saem prejudicadas como por exemplo os bóias-frias que se matam a trabalhar e ganham muito pouco. Você sabe por que colocaram esse nome nos bóias-frias? É por que ele tem que levar marmitas quentes mais quando vão comê-las já estão frias (Bóia = comida). Então isso quer dizer que eles comem a “comida fria”, são explorados e se machucam frequentemente.




Fonte:

sábado, 1 de agosto de 2009

Producão poética inspirada em seu nome....

Equipe de Criação [1]

Meu nome é
̶H̶E̶I̶T̶O̶R̶ ̶ ̶!̶!̶!̶

Meu nome é Heitor, por que será? Por que senhor?
Minha mãe que escolheu, e meu pai concordou.

O nome dele é o meu, então por isso que ele escolheu.
Ainda não entendi, por que meu nome está aqui?

Por que o nome que é meu, é dele também?
Será que ele escolheu?
E por que ele escolheu o meu?
[1] Profa. Ana Maria e Heitor