terça-feira, 4 de agosto de 2009

A cana de açúcar: passado e presente

Equipe de Criação [1]

Começamos o trimestre discutindo e conversando sobre a economia do Brasil no período colonial.
Você sabia que a produção de cana-de-açúcar foi a atividade econômica de maior importância nos séculos XVI ao XVII?

No Nordeste brasileiro, na fase colonial, foi onde a cultura da cana melhor se desenvolveu, principalmente pelo tipo de solo e clima quente. Porém, hoje em dia existem outros locais onde ela é cultivada.


Você sabe como o açúcar é produzido? Bom! A primeira fase é plantar a cana, é claro!



A segunda fase, a cana é lavada, picada e desfibrada, onde elas são trituradas para extração do caldo. Além do açúcar também se produz a cachaça. Na imagem abaixo, a presença do trabalho escravo.


A terceira fase é o tratamento do caldo, o caldo é peneirado para retirar as impurezas e então é encaminhado para a fabricação do açúcar.

A quarta fase, depois que é peneirado ele é misturada com o cal para torná-la mais branco, quando a água é evaporada resta só os cristais.

Na quinta e ultima fase os cristais são colocados em uma máquina para retirar novamente as impurezas e assim termina o processo de fabricação do açúcar.




Mas nem tudo é tão doce assim. Algumas pessoas saem prejudicadas como por exemplo os bóias-frias que se matam a trabalhar e ganham muito pouco. Você sabe por que colocaram esse nome nos bóias-frias? É por que ele tem que levar marmitas quentes mais quando vão comê-las já estão frias (Bóia = comida). Então isso quer dizer que eles comem a “comida fria”, são explorados e se machucam frequentemente.




Fonte:

Um comentário:

Unknown disse...

esse texto ficou muito legal...
porque fala como a açucar é produzida.
e tambem que tem pessoas que se matam a trabalhar para ganhar muito pouco(ganham menos do que trabalha)
beijosss...
duda.v.