segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Problemas urbanos - o que as pessoas acham sobre a realidade de Florianópolis

por Brendo

Nas aulas de geografia o professor Zé Carlos solicitou aos alunos que realizassem entrevistas que tretasse do tema "problemas urbanos em Florianópolis". Cada aluno deveria entrevistar ao menos 5 pessoas comentando sobre o tema. Assim quando acabei as entrevistas, observei que o problema que mais se destacou foi o trânsito, pois 2 dos entrevistados apresentaram este problema. Os entrevistados falaram que o trânsito era muito ruim e que as pessoas acabam às vezes ficando estressados pelo caos que é provocado por esse problema, muitas vezes foi solicitado de que as pessoas pegassem ônibus e vissem a diferença que é às vezes não usar o carro, e que usassem mais a bicicleta para ir a lugares que não são tão longes. Eu também penso assim e acho que as pessoas com certeza devem se conscientizar deste problema.

Um outro problema que também se destacou foi a violência, pois as pessoas ficam inseguras sabendo que a qualquer momento podem ser roubadas ou violentadas, pela falta de segurança que existe na capital. Uma das soluções citadas foi, maior fiscalização ou colocar mais guardas, policiais, e para monitoramento eletrônico câmeras em lugares escondidos. Eu acho que para melhorar esse lado, o governo deve adotar uma estratégia que já foi utilizada por policiais que é disfarces, ou seja, o policial se disfarça, por exemplo, de um mendigo e quando a violência está sendo executada, os policiais (disfarçados) prendem o bandido ou violentador em flagrante.

Outro problema citado foi as construções irregulares em morros o que acaba causando o favelamento e deslizamento de terra devido a derrubada de árvores que sustentam o solo, muitas pessoas acham que este problema não tem solução, mas o entrevistado solicitou que o planejamento urbano tem que ser melhor distribuído para que as famílias se alojem em lugares mais adequados, pois existem muitas áreas desocupadas que podem servir de terrenos para moradia.

Aproveitando este conceito, o último entrevistado comentou sobre a falta de saneamento básico que ocorre principalmente nos morros, este problema é muito ruim, pois além de ficar um cheiro horrível ainda plorifera doenças como solitária, barrigas d’água, elefantíase e outros o, que põem em risco a saúde da população. Na minha opinião o governo deveria implantar mais redes de tratamento de água para que as pessoas bebam uma água mais saudável.

Eu gostei muito deste trabalho, apesar de ter sido bastante cansativo, pois eu aprendi o que são “Problemas Urbanos”, e como resolvê-los.

Essa foi uma experiência muita boa.

Nenhum comentário: