quarta-feira, 26 de maio de 2010

Domínios Morfoclimáticos IV

Por prof. José Carlos,


Domínios Morfoclimáticos III

por Prof. José Carlos,




Domínios Morfoclimáticos II

Por prof. José Carlos,







Domínios Morfoclimáticos

Por prof. José Carlos,

Olá estudantes,

Conforme combinamos, estou postando alguns vídeos para nos auxiliar na compeensão dos Domínios Morfoclimáticos. Bom estudo.






domingo, 16 de maio de 2010

Grafite


Por Júlia Pozzetti,

O grafite é conhecido como pintar nas ruas, a arte nos muros, ele como cultura começou em em New York na década de 1970, com garotos e garotas que que riscavam seus nomes nos muros de bairros periféricos. Aos poucos essa escrita foi evoluindo e tornando formas mais elaboradas de escrever seus nomes e apelidos para demarcar território e o principal alvo para isso eram os vagões de trens. O material mais usado para fazê-los é a tinta Latex , o rolinho e o spray.


Mas as pichações podem também servir como formas de protesto, como vemos que agora estão sendo escritos 2,95 é roubo em pontos de ónibus na cidade de Florianópolis, e se vê claramente que se trata do absurdo preço da passagem de ônibus.


O grafite faz parte da cultura Hip Hop que também surgira em New York e une quatro elementos de expressão artística:

1. O estilo de dança Breaking que é uma dança solo ( que usa as mãos tanto os pés ao chão)

O estilo musical rap que une dois componentes

2.O DJ

3. O MC que é quem o canta

4. E é claro o grafite


É essa cultura que temos de levar a frente que tráz junto a a dança, a música e o desenho, assim incentivando a arte.


sábado, 15 de maio de 2010

Como fazer uma História em Quadrinhos...

Por Bruna Hoepers

Sempre chega uma hora em que a professora de alguma matéria pede: Faça uma história em quadrinhos! Então para ajudar resolvi escrever para ajudar a desenvolver a história, já que estamos aprendendo isso na disciplina de português.

A maioria das pessoas já leu uma história em quadrinhos,mas na hora de fazer uma vira um bicho de 7 cabeças, não é?

1) Pense em um roteiro.Qualquer situação. Não coloque detalhes desnecessários.
2) faça um esboço da historinha inteira.Pode não ser tão caprichado, pois é aqui que você vai organizar as ideias, faça a lápis:

Assim, por exemplo:

desenho: Dia de sol, menino andando na rua.

balão: Ele encontra um homem e diz "Por favor, o senhor pode me dizer as horas?"

3) conte mais ou menos quantos quadrinhos ira precisar não é preciso que todos os quadrinhos sejam de tamanho idêntico.se você não souber como distribuir na página recorte quadrinhos,com papel de revista por exemplo,e veja como fica melhor distribuído na página .

4)não esqueça de deixar um lugar para o titulo, logo a baixo você Vera dicas de como fazer um título.

Um pouco mais sobre quadrinhos:

Nos quadrinhos você também pode encontrar onomatopéias(palavras que tentam reproduzir sons,isso é muito importante e você também pode usar,veja alguns exemplos:

Argh:nojo de algo;
Buá:choro
Bzzz:algum inseto
Mas é diferente de ZZZ:sono
Plá,plá,plá...:palmas
Ic:soluço
Rá,rá,rá..:risada
Brumm:moto/carro dando partida
Smack:beijo
Tic,tac,tic,tac:relogio
Toc,toc,toc...:batida na porta

E muitos outros...

Existem também as interjeições (são usadas para representar emoções/sentimentos)
urruu:vitória

aii:dor
brrrr...:frio
ahh:pavor

e muitos outros...
Se quiserem outras ideias recomendo esse: site:www.monica.com.br

fonte:http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html

sábado, 8 de maio de 2010

Origem dos contos

Por Julia,


Eu particularmente, sempre achei que as bruxas só faziam parte de contos de fadas para assustar criancinhas. Mas não, elas foram criadas pela igreja católica, que chamava de bruxa as mulheres que faziam remédios, isso porque a igreja não aceitava formas de cura senão a benção de Deus, e essas mulheres eram idosas, formando o conceito de que bruxa é sempre feia de cabelos grisalhos e verrugas. Ao povo os religiosos diziam que os remédios eram poções de pacto com o diabo, que não curava de verdade e depois quem os usasse iria pagar seus “preços”.

Assim vieram as lendas e historinhas para assustar criancinhas. Outros personagens criados a partir de acontecimentos sociais são o chapeleiro maluco e gato, do conto “Alice no país das maravilhas”. O chapeleiro maluco foi criado por que naquela época um dos materíais pra confecção de chapéus era o mercúrio, que ingerido podia deixar a pessoa doente mental, ou seja “maluco”. E o gato sorridente fora criado a partir das enxaquecas do autor, assim o sorriso do gato simboliza a agonia.
créditos:

Iraque x EUA

Por Bruna e Luiz Henrique,

Na disciplina de História estávamos estudando o Iraque, fizemos um trabalho sobre isso e resolvi mandar para todos terem uma ideia do que esta acontecendo. Esse é meu ponto de vista e do meu companheiro no trabalho, Luiz Henrique.
O Iraque é um pais localizado na Ásia com território de aproximadamente 400.000 km².O mesmo possui uma população de aproximadamente 28,9 milhões de pessoas. Sua capital é Bagdá. Suas línguas são o árabe (predominante) e o curdo. Sua moeda é dinar. A religião predominante é o Islamismo com 97% de seguidores, motivo de outra guerra que falaremos depois.Economia: produtos agrícolas, cana-de-açúcar, bovinos, entre outros. Mas um dos principais produtos é o petróleo, o principal motivo da guerra que falaremos agora:
A guerra IRAQUE X E.U.A.
Será a ignorância ou a ganância que cega o mundo para o sofrimento alheio? Será os dois? Quem sabe...
‘’A guerra do Iraque, ou guerra do golfo, teve inicio no dia 20 de março de 2003 com a invasão do Iraque liderada pelo E.U.A. A principal justificativa dos E.U.A., dada pelo ex-presidente George Bush, foi que o Iraque fabricava armas de destruição maciça e o principal alvo era os E.U.A. Ele alegou que não poderia esperar a ameaça de Saddam Hussein (líder iraquiano) se tornasse verdade. Após a invasão, não foi encontrado provas da existência de tais armas. Governantes e aliados politicos alegaram que existia uma ligação entre Saddam Hussein e rede de terroristas a Al-Qaeda, isso também nunca foi comprovado. Mas porque continuar a guerra? Isso é fácil de responder, para conquistar o paíss e seu petróleo que é uma das maiores jazidas do mundo.

Então, inocentes e soldados estadunidenses começaram a morrer, com isso os E.U.A., começou a recrutar soldados, principalmente pessoas pobres com promessas da melhor vida possível mas sem contar que poderiam morrer antes disso, por uma causa não justa. Com isso além de estragar a imagem do Iraque, que pousam de terroristas, que era o que eles queriam, estragou também sua imagem agora que a verdade veio a tona. Mas porque o presidente Obama não tira as tropas norte americana de lá? Outra pergunta fácil de responder: por medo, ganância e dificuldades. Medo dos terroristas pensarem que os E.U.A. baixou guarda e os atacarem, a ganância de ter sempre mais exploração das riquezas do Iraque e a dificuldade de terminar uma guerra que não é tão fácil, imagino ou talvez seja só mas uma promessa de campanha quem sabe.

Fontes:

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sobre livros e leituras

Por Júlia,
Você já leu um livro da biblioteca? Sim? E será que alguma vez você estava lendo uma coleção mais faltava aquela edição? Talvez sua resposta seja não para a segunda pergunta, mas existem pessoas que responderiam ´´sim,muitas vezes´´ para ela, então vamos com essa dúvida saber mais sobre isso? Eu mesmo fiz uma pequena entrevista com a bibliotecária sobre o assunto,veja abaixo:

Eu: Tem alunos que vem aqui pedindo livros para a biblioteca?

Bibliotecária: Sim, diariamente alunos solicitam livros com pressa.

Eu: Quantos mais ou menos?

Bibliotecária: Muitos, incontáveis.

Eu: Qual é a média de idade deles?

Bibliotecária: De 6 a 12 anos em média.

Eu: Quais são os livros pedidos com mais frequência?

Bibliotecária: Crepúsculo, Amanhecer, toda a coleção do Harry Potter, Querido Diário Otário, Proibido para Maiores, todos da Talita Rebouças, Goosbanss, Desventuras em Série, Diário da Princesa, Gossip Girl, entre outros.

Eu: Como vocês solicitam os livros pedidos?

Bibliotecária: Fazemos um pedido on-line para a BU (biblioteca universitária) e eles encaminham.

Eu: Quanto tempo demora em média esse processo?

Bibliotecária: Depende, pode levar semanas, meses e até anos. Quando a BU recebe verba é mais rápido.

Eu: Professores também pedem livros?

Bibliotecária: Sim, de 1ª a 4ª série (1º ao 5º ano) pedem mais livros de literatura infantil e os professores de ensino médio pedem mais livros didáticos.

Eu:Vocês recebem doações?

Bibliotecária: Sim, recebemos e doamos, alguns vão para outras bibliotecas e outros vão para alunos, mas só doamos livros que temos edições mais novas.