sábado, 8 de maio de 2010

Iraque x EUA

Por Bruna e Luiz Henrique,

Na disciplina de História estávamos estudando o Iraque, fizemos um trabalho sobre isso e resolvi mandar para todos terem uma ideia do que esta acontecendo. Esse é meu ponto de vista e do meu companheiro no trabalho, Luiz Henrique.
O Iraque é um pais localizado na Ásia com território de aproximadamente 400.000 km².O mesmo possui uma população de aproximadamente 28,9 milhões de pessoas. Sua capital é Bagdá. Suas línguas são o árabe (predominante) e o curdo. Sua moeda é dinar. A religião predominante é o Islamismo com 97% de seguidores, motivo de outra guerra que falaremos depois.Economia: produtos agrícolas, cana-de-açúcar, bovinos, entre outros. Mas um dos principais produtos é o petróleo, o principal motivo da guerra que falaremos agora:
A guerra IRAQUE X E.U.A.
Será a ignorância ou a ganância que cega o mundo para o sofrimento alheio? Será os dois? Quem sabe...
‘’A guerra do Iraque, ou guerra do golfo, teve inicio no dia 20 de março de 2003 com a invasão do Iraque liderada pelo E.U.A. A principal justificativa dos E.U.A., dada pelo ex-presidente George Bush, foi que o Iraque fabricava armas de destruição maciça e o principal alvo era os E.U.A. Ele alegou que não poderia esperar a ameaça de Saddam Hussein (líder iraquiano) se tornasse verdade. Após a invasão, não foi encontrado provas da existência de tais armas. Governantes e aliados politicos alegaram que existia uma ligação entre Saddam Hussein e rede de terroristas a Al-Qaeda, isso também nunca foi comprovado. Mas porque continuar a guerra? Isso é fácil de responder, para conquistar o paíss e seu petróleo que é uma das maiores jazidas do mundo.

Então, inocentes e soldados estadunidenses começaram a morrer, com isso os E.U.A., começou a recrutar soldados, principalmente pessoas pobres com promessas da melhor vida possível mas sem contar que poderiam morrer antes disso, por uma causa não justa. Com isso além de estragar a imagem do Iraque, que pousam de terroristas, que era o que eles queriam, estragou também sua imagem agora que a verdade veio a tona. Mas porque o presidente Obama não tira as tropas norte americana de lá? Outra pergunta fácil de responder: por medo, ganância e dificuldades. Medo dos terroristas pensarem que os E.U.A. baixou guarda e os atacarem, a ganância de ter sempre mais exploração das riquezas do Iraque e a dificuldade de terminar uma guerra que não é tão fácil, imagino ou talvez seja só mas uma promessa de campanha quem sabe.

Fontes:

Nenhum comentário: