terça-feira, 29 de junho de 2010

Copa do Mundo

Por Luiz Henrique,

Estamos em uma época muito importante para cada país do mundo, estamos vendo a copa, um campeonato internacional que acontece de quatro em quatro anos, que envolve um só esporte, o futebol. Nesse campeonato todos os times representantes de cada país dão o melhor de sí para vencer os jogos e passar para a próxima etapa, se perder, é eliminado e não poderá jogar mais.

O principal objetivo de se jogar nessa copa é simplesmente para ganhar um título de vencedor e honrar o país representante, fazendo com que ganhe um troféu apelidado de ‘’taça’’, que se conquista por passar todas as fases, chega-se nas finais e ganha de todos os adversários.


Para ser classificado para a copa do mundo, precisa-se passar primeiro por uma seleção de times onde se disputa algumas fases com outros times. Sempre se tem favoritos a ganhar o título, como: Brasil, Argentina, Alemanha e Itália, que foi eliminada. O Brasil é pentacampeão, a Argentina é bicampeã, Alemanha e Itália só levaram um título mundial, fazendo o Brasil o país com mais títulos mundiais.

O nosso país esta passando de todas as etapas, por isso tem chance de ser campeão e se tornar hexa, por isso temos que torcer muito e os jogadores tem que se esforçar para ganhar todos os jogos e chegarem às finais.

Espero ter explicado um pouco da copa para vocês e pretendo torcer pelo Brasil o máximo, garanto que você também.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Escravidão

por Luiz Henrique,


Todos sabem o que é escravidão, mas estou escrevendo aqui porque estamos abordando isso em história, no colégio. Com esse texto que estou escrevendo, vou explicar o meu conceito de escravidão e espero colaborar com os leitores sobre o assunto.


Escravidão é basicamente a posse por outro ser humano que seja de cor igual ou diferente. É o “simples” prazer de governar sobre uma pessoa que foi obrigada a servir trabalhos aos seus amos, porque são estrangeiros, de classes sociais diferentes ou porque são de cor diferente da maioria.


Essa prática escravista vem de épocas muito distantes da nossa, séculos atrás essa prática era legalizada em quase todo mundo, porque os escravos serviam como um ‘’quebra galho’’ para seus ‘’proprietários’’. E não só para fazer trabalhos pesados e rudes mais sim para todos os tipos de trabalhos e profissões que foram delimitadas para cada um.


Os impérios ou povoados, como por exemplo, o Império romano, escravizava seus oponentes em guerras para que viessem com eles para seu ‘’país’’. Isso fazia com que uma parte da população de seu território fosse quase à maioria dos moradoress e da mão de obra da região. Mas os escravos tinham que estar em condições de trabalhar, pois um escravo machucado, não somente o prejudicaria em si, mas a seu amo indiretamente, se um escravo estivesse cansado e se estivesse trabalhando muito, poderia reclamar com seu proprietário para que não forçasse o trabalho por conseqüência dele se machucar.


Apesar dos escravos não terem direitos, opinião e não serem deles mesmos, muitos proprietários tinham medo que eles se revoltassem contra, por isso, muitos escravos eram ‘’fiscalizados’’ por outras pessoas que eram responsáveis de fazê-los trabalhar e os castigar se não cumprisse todas as suas tarefas.


A escravidão no Brasil era dividida por conceito racial, todos os negros eram obrigados a trabalhar para outras pessoas, ele serviam como mercadoria, eram comprados como objetos, leiloados, vendidos e serviam como pagamento por dividas. Eles eram passados como herança para filhos, netos, bisnetos etc. Eram usados por todos da família até que acabassem seu ‘’tempo útil’’, depois disso eles eram mandados a fazer trabalhos menos desgastantes para sua saúde.

A Escravidão, no Brasil, só “acabou” em 1889, porque a Princesa Isabel assinou um documento que dizia liberar os escravos de seu terrível destino de escravidão.
Leitura de apoio: PINSKI, Jaime. 100 textos de história antiga, 4ª edição, Contexto: São Paulo, 1988

quinta-feira, 3 de junho de 2010

O Piolho

por Luiz Henrique,


O Piolho é um jornal dos alunos e só para os alunos do Colégio de Aplicação -UFSC, ele abrange vários assuntos interessantes da escola, de outros lugares de Santa Catarina e do mundo. A edição desse mês veio com: Se liga! Espaço do poeta, editorial, cinema, que porra é essa? A tarifa aumentou, o C.A parou e os Eventos. Tudo o que você precisa saber para ficar informado de nossa escolinha.

Umm dos assuntos que mais me interessou foi o assunto de Cinema: Fala sobre os filmes brasileiros, que apesar de ter muitos filmes bons só vimos os filmes americanos que são ‘’melhores’’ que os nossos brasileiros, como Alice, Avatar, e muitos outros que tem efeitos especiais e são de ficção científica. Por isso peço que mantenham a cultura brasileira e assistam pelo menos alguns filmes para verem como são bons e de qualidade.

A tarifa aumentou! O C.A parou: Vamos lá! Agora é hora de protestar, essa matéria fala sobre a tarifa que aumentou absurdamente e de todos os integrantes fortes dessa luta para que abaixe esse monstruoso preço. Para que aumente a tarifa temos que pensar, nosso transporte PÚBLICO é de qualidade? Aumentando a tarifa, só vai incentivar os moradores a andarem mais de carro, porque, por um lado fica mais barato, mas espera ai! Existem pessoas que não tem carros, então só resta o ônibus, por isso essas pessoas são mais afetadas.

Trouxe algumas matérias legais para discutirem e protestarem por elas. E quero dar os parabéns para os criadores e incentivar todos a comprarem O Piolho todos os meses para se divertir e se distrair da vida.

Lembre-se, coçou a cabeça, É PIOLHO

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Apresentação da Equipe de Criação - 2º Trimestre

Por Equipe de Criação,

Olá pessoal,


Somos o grupo do segundo trimestre, vamos manter nosso blog escolar atualizado com assuntos interessantes para o dia a dia. Falaremos sobre problemas atuais, como: dias especiais, eventos, curiosidades, novidades, sobre a escola e tudo o que é de interesse nosso e de vocês.

Esperamos que gostem das postagens e nos acompanhem durante o trimestre para saber das notícias. Tomem a liberdade de tirar dúvidas e dar sugestões para o conteúdo melhorar e ficar mais interessante, se você não souber quem somos, procurem-nos na 6ªC.

Como é uma experiência nova e significativa para nós, gostaríamos de ter toda a atenção para que possam ter críticas boas ou ruins. Queremos assegurar avocês que vamos dar o melhor de nós nesse segundo trimestre.