por Luiz Henrique,
Todos sabem o que é escravidão, mas estou escrevendo aqui porque estamos abordando isso em história, no colégio. Com esse texto que estou escrevendo, vou explicar o meu conceito de escravidão e espero colaborar com os leitores sobre o assunto.
Todos sabem o que é escravidão, mas estou escrevendo aqui porque estamos abordando isso em história, no colégio. Com esse texto que estou escrevendo, vou explicar o meu conceito de escravidão e espero colaborar com os leitores sobre o assunto.
Escravidão é basicamente a posse por outro ser humano que seja de cor igual ou diferente. É o “simples” prazer de governar sobre uma pessoa que foi obrigada a servir trabalhos aos seus amos, porque são estrangeiros, de classes sociais diferentes ou porque são de cor diferente da maioria.
Essa prática escravista vem de épocas muito distantes da nossa, séculos atrás essa prática era legalizada em quase todo mundo, porque os escravos serviam como um ‘’quebra galho’’ para seus ‘’proprietários’’. E não só para fazer trabalhos pesados e rudes mais sim para todos os tipos de trabalhos e profissões que foram delimitadas para cada um.
Os impérios ou povoados, como por exemplo, o Império romano, escravizava seus oponentes em guerras para que viessem com eles para seu ‘’país’’. Isso fazia com que uma parte da população de seu território fosse quase à maioria dos moradoress e da mão de obra da região. Mas os escravos tinham que estar em condições de trabalhar, pois um escravo machucado, não somente o prejudicaria em si, mas a seu amo indiretamente, se um escravo estivesse cansado e se estivesse trabalhando muito, poderia reclamar com seu proprietário para que não forçasse o trabalho por conseqüência dele se machucar.
Apesar dos escravos não terem direitos, opinião e não serem deles mesmos, muitos proprietários tinham medo que eles se revoltassem contra, por isso, muitos escravos eram ‘’fiscalizados’’ por outras pessoas que eram responsáveis de fazê-los trabalhar e os castigar se não cumprisse todas as suas tarefas.
A escravidão no Brasil era dividida por conceito racial, todos os negros eram obrigados a trabalhar para outras pessoas, ele serviam como mercadoria, eram comprados como objetos, leiloados, vendidos e serviam como pagamento por dividas. Eles eram passados como herança para filhos, netos, bisnetos etc. Eram usados por todos da família até que acabassem seu ‘’tempo útil’’, depois disso eles eram mandados a fazer trabalhos menos desgastantes para sua saúde.
A Escravidão, no Brasil, só “acabou” em 1889, porque a Princesa Isabel assinou um documento que dizia liberar os escravos de seu terrível destino de escravidão.
Leitura de apoio: PINSKI, Jaime. 100 textos de história antiga, 4ª edição, Contexto: São Paulo, 1988
Nenhum comentário:
Postar um comentário