domingo, 22 de agosto de 2010

por Luiz Henrique,

Bom, estamos em uma época muito importante em nosso país, as eleições para presidente, onde decidimos, com o poder de voto quem nos representará na política e transmitirá nossa imagem de um país perfeito aos outros.

Esse evento acontece de quatro em quatro anos para as pessoas que se elegeram terem uma chance de comandar esse paisão onde vivemos, e as pessoas com 16 anos (opcional) e com 18 anos (obrigatório) poderem votar em um representante competente.

Nosso presidente atual é o Lula (Luiz Inácio Lula da Silva) ele foi reeleito, esta no comando à 8 anos e agora deixa ‘’seu trono’’ para dar lugar a outro, como: Dilma, Marina e outros...Temos que analisar todas as propostas para o governo, para deixá-lo mais democrático e agradar seus cidadãos na saúde, em obras para a cidade, saneamento básico etc. Além de termos que cobrar nossos direitos e cobrar a execução de obras.

Seu voto é muito importante para nosso futuro, por isso pesquise o passado dos eleitos e vote consciente.

Ah! E não esqueça, sem boca de urna hein!


Créditos da imagem:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWnSe5dGiN7C_-NN3eE9YeEVjHCS_GtKhW7AZY8iLFFSiIa6DrWsy9pNiYpQBN2uSQt4bQQvOjCBbLU7ADWjiUtVhwIChWMiIgJAx9wLgW75HCTxgrNxnfEjzAGWJNJMxoQx6mkz9w5TU/s320/Desenho+de+urna+eleitoral.jpg


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Doação de órgãos - ato de amor

por Fran,



Doar órgãos é um ato de amor ao próximo, existem aproximadamente 70.000 pessoas aguardando por um transplante, claro que para doar precisa da autorização da família do paciente.

Doar pode transformar a dor da morte em continuidade da vida. O transplante de um coração poderá ficar fora do corpo no máximo 6 horas. Para você que quer virar um doador de órgãos precisa se comunicar com sua a familia, os familiares precisam deixar por escrito a autorização após a morte.

Vista esta camisa!




Créditos da imagem: http://farm4.static.flickr.com/3258/2712895294_098251bde5.jpg?v=0

domingo, 15 de agosto de 2010

Engenho de Cana-de-açúcar

Por Lury,




Para aprimorar nossos conhecimentos e tirarmos algumas dúvidas existentes, resolvi fazer um texto explicando um pouco mais sobre o engenho de cana-de-açúcar no Brasil. Alguns assuntos como: o objetivo dele ter sido criado, sua importância naquela época, entre outros ajudarão a entender um pouco melhor nosso conteúdo.

O engenho de açúcar era o nome dado às fazendas produtoras de açúcar no período do Brasil Colonial. Grande parte destes engenhos se encontravam na região nordeste do Brasil, pois era a mais adequada para o cultivo da cana-de-açúcar, essa se adaptava bem ao clima e ao solo nordestino.

A maior parte do açúcar produzido nos engenhos era destinado ao mercado europeu. Estes eram as unidades básicas de produção das riquezas da colônia. Mais do qualquer outro local, o engenho caracterizava a sociedade escravista do Brasil colonial. Nele, havia a senzala, que era a construção rústica destinada ao abrigo dos escravos; e havia a casa grande, a construção luxuosa na qual habitavam o senhor, que era o proprietário do engenho e dos escravos; juntamente com seus familiares e parentes. Consta que por volta de 1560, o Brasil já possuía cerca de 60 engenhos que estavam em pleno funcionamento, produzindo o açúcar que abastecia o mercado mundial.

Aqui mostraremos um vídeo para você entender melhor como esse trabalho era realizado:





Espero que este texto tenha ajudado você a entender um pouco melhor do engenho no espaço geográfico brasileiro e também ajudado a compreender um pouco mais do assunto discutido na sala de aula.

Créditos da imagem:
http://3.bp.blogspot.com/9-v71G3fHg/SlFfKnfVtdI/AAAAAAAAADA/fkEGr6WAjck/s400/engenho+a%C3%A7ucar.jpg





quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Gravidez na adolescência - uma reflexão!

por Fran,




A gravidez na adolescência é muito ruim, pois as jovens podem perde tudo, por exemplo, os estudos, o futuro principalmente, pois sem o estudo elas perderão muitas oportunidades na vida, não vão crescer em seus sonhos.

As jovens que engravidam nessa situação, muitos pais não aceitam, colocam-nas na rua; seus parceiros, a maioria, fogem para não ajudar a cuidar e assumir a responsabilidade. Felizmente há outros, raros, que assumem, cuidam e até moram juntos.

Os adolescentes tem que tomar cuidado pois hoje em dia está muito perigoso. Eles não tem cuidados, não sabem como se prevenir, ou os pais não explicam, não falam sobre isso com os filhos,ou eles nem ligam achando que não vai dár nada.

Muitas jovens abortam, isso não recomendamos, pois se fez tem que cuidar, tem que dar amor, carinho ao filho, mesmo não tendo experiências com bebês, mas acima de tudo esses adolescentes tem que se prevenir.