domingo, 15 de agosto de 2010

Engenho de Cana-de-açúcar

Por Lury,




Para aprimorar nossos conhecimentos e tirarmos algumas dúvidas existentes, resolvi fazer um texto explicando um pouco mais sobre o engenho de cana-de-açúcar no Brasil. Alguns assuntos como: o objetivo dele ter sido criado, sua importância naquela época, entre outros ajudarão a entender um pouco melhor nosso conteúdo.

O engenho de açúcar era o nome dado às fazendas produtoras de açúcar no período do Brasil Colonial. Grande parte destes engenhos se encontravam na região nordeste do Brasil, pois era a mais adequada para o cultivo da cana-de-açúcar, essa se adaptava bem ao clima e ao solo nordestino.

A maior parte do açúcar produzido nos engenhos era destinado ao mercado europeu. Estes eram as unidades básicas de produção das riquezas da colônia. Mais do qualquer outro local, o engenho caracterizava a sociedade escravista do Brasil colonial. Nele, havia a senzala, que era a construção rústica destinada ao abrigo dos escravos; e havia a casa grande, a construção luxuosa na qual habitavam o senhor, que era o proprietário do engenho e dos escravos; juntamente com seus familiares e parentes. Consta que por volta de 1560, o Brasil já possuía cerca de 60 engenhos que estavam em pleno funcionamento, produzindo o açúcar que abastecia o mercado mundial.

Aqui mostraremos um vídeo para você entender melhor como esse trabalho era realizado:





Espero que este texto tenha ajudado você a entender um pouco melhor do engenho no espaço geográfico brasileiro e também ajudado a compreender um pouco mais do assunto discutido na sala de aula.

Créditos da imagem:
http://3.bp.blogspot.com/9-v71G3fHg/SlFfKnfVtdI/AAAAAAAAADA/fkEGr6WAjck/s400/engenho+a%C3%A7ucar.jpg





Nenhum comentário: