Você já ouviu o nome seringueiros? Não? E o nome Chico Mendes? Também não?! Esse homem e esse nome são coisas que fizeram muita importância no fim do século XIX e durante o século XX.
Os seringueiros são na verdade aqueles que extraem o látex, uma espécie de leite branco, retirado da árvore seringueira, para produção da borracha. Eles eram escravizados pelos seringalistas (grandes empresários da borracha,também conhecidos como coronéis do barranco).Viviam em condições desumanas, sendo explorados por seus donos.
O trabalho do seringueiros era passado de pai para filho como única opção de trabalho e seu ganho mensal era muito pouco para o sustento de sua família. Quando começou a extração da borracha, o kg em média um cruzeiro.
Hoje o látex é vendido por R$1,20 o kg,e um seringueiro extrai por mês 100kg, ou seja,com isso, no fim do mês sobra R$120,00 para sustentar uma família fazendo com que busquem outra forma de ganhar dinheiro para o sustento de sua família. Muitos seringueiros vivem nessa situação até hoje.
O seringueiro mais conhecido por todos foi Chico Mendes,que teve seu aprendizado do oficio de seringueiro ainda criança, com seu pai, porém ele teve sua vida modificada, aprendeu a ler e escrever aos 20 anos de idade. Desde então ele não parou mais de estudar, e foi através dos estudos que ele pode ajudar seu povo, lutando por seus direitos e melhorias de trabalhos. Fazendo com que os seringueiros uma vida melhor.
Foi um líder sindical muito forte na vida dos seringueiros, mas isso lhe trouxe muitos inimigos, pois mesmo ajudando seu povo, trouxe muita revolta também, o que causou sua morte ele morreu assassinado por pessoas que ele denunciava por abuso pelo poder.
Créditos da imagem:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhz_tOuZvY49nFvEyjtnAvLammJng2gCVK4vfknTLk_F6masPs-nPyOBD1A-FDVynXL8DVDg1PV4lo9i_GMHWUuvmtXsJtRu-Z9TqYxWdlnd_gYa7aZmOKP_ffJF7Cdp0H0amg2-6mb-E0/s400/chicomendes.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário