quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A piracema.

por Igor,

Ocorre quando chega a época da reprodução entre os meses de outubro a maio, alguns peixes sobem as cabeceiras dos rios onde vivem para se reproduzirem e realizarem a desova.

Peixes como piavas (rio Tiête - região sudeste), curimbatás (rios das bacias Amazônicas, Araguaia - Tocantins, Prata e São Francisco), piraputangas (Bacias do Prata), lambaris e pacus (podem se encontrar em rios de qualquer região do Brasil) e, finalmente, os dourados (que também podem ser encontrados na bacia do Prata), são peixes nacionais que realizam a piracema. Mas não é só no Brasil que ocorre a piracema, como, por exemplo, o salmão (nos rios do Canadá) também faz a piracema.

Os peixes para chegarem até as nascentes dos rios onde vivem necessitam enfrentar vários obstáculos naturais como cachoeiras e corredeiras, mas nem isso os intimida, pois ainda tem de escapar de ursos, águias, gaivotas, e outros animais carnívoros que querem comê-los. Além dos obstáculos naturais a pesca predatória também pode ser considerada um outro obstáculo, pois eles têm de desviar de varias redes, tarrafas e outros materiais de pesca para sobreviverem e alcançarem seu objetivo. No fim o objetivo dos que chegam é concluído, as fêmeas desovam nas nascentes dos rios. E quando os peixes nascem e crescem, um novo ciclo da piracema ira se repetir.



Nenhum comentário: