terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Muro de Berlim

por Natália

Logo depois que terminou a Segunda Guerra Mundial, Berlim, na Alemanha, foi dividida em quatro áreas administrada por outros países: Estados Unidos, França , Grã-Bretanha, União Soviética.


No ano de 1949 estes países combinaram de integrar suas áreas à RFA (República Federal Alemã).


Berlim Oriental começou a ser integrado a RDA (República Democrática da Alemanha).


Em Berlim os cidadãos podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade até 1961, mas a partir deste ano aconteceu a Guerra Fria e o governo resolveu fazer um muro, para ser dividido em dois setores, resolveu também fazer uma nova lei, que não podiam mais passar de um lado para o outro e isso foi se agravando, colocaram cercas elétricas, policiais, soldados armados quem passasse pro outro lado ia preso ou morreria.


Em 9 de novembro de 1989, com o problema do sistema socialista no Leste da Europa e no fim do sistema na Alemanha Oriental, aconteceu a queda do muro. Todos os cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento tão inesperado por todos ,o momento histórico a demolição do muro, depois disso acabaram com a Guerra Fria e começaram a dar o primeiro passo na reintegração da Alemanha.



e agora faz 20 anos sem o muro...


Bom eu adorei fazer este texto. Achei bem interessante e tenho certeza que muitas pessoas como eu não sabiam desta historia...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Problemas urbanos - o que as pessoas acham sobre a realidade de Florianópolis

por Brendo

Nas aulas de geografia o professor Zé Carlos solicitou aos alunos que realizassem entrevistas que tretasse do tema "problemas urbanos em Florianópolis". Cada aluno deveria entrevistar ao menos 5 pessoas comentando sobre o tema. Assim quando acabei as entrevistas, observei que o problema que mais se destacou foi o trânsito, pois 2 dos entrevistados apresentaram este problema. Os entrevistados falaram que o trânsito era muito ruim e que as pessoas acabam às vezes ficando estressados pelo caos que é provocado por esse problema, muitas vezes foi solicitado de que as pessoas pegassem ônibus e vissem a diferença que é às vezes não usar o carro, e que usassem mais a bicicleta para ir a lugares que não são tão longes. Eu também penso assim e acho que as pessoas com certeza devem se conscientizar deste problema.

Um outro problema que também se destacou foi a violência, pois as pessoas ficam inseguras sabendo que a qualquer momento podem ser roubadas ou violentadas, pela falta de segurança que existe na capital. Uma das soluções citadas foi, maior fiscalização ou colocar mais guardas, policiais, e para monitoramento eletrônico câmeras em lugares escondidos. Eu acho que para melhorar esse lado, o governo deve adotar uma estratégia que já foi utilizada por policiais que é disfarces, ou seja, o policial se disfarça, por exemplo, de um mendigo e quando a violência está sendo executada, os policiais (disfarçados) prendem o bandido ou violentador em flagrante.

Outro problema citado foi as construções irregulares em morros o que acaba causando o favelamento e deslizamento de terra devido a derrubada de árvores que sustentam o solo, muitas pessoas acham que este problema não tem solução, mas o entrevistado solicitou que o planejamento urbano tem que ser melhor distribuído para que as famílias se alojem em lugares mais adequados, pois existem muitas áreas desocupadas que podem servir de terrenos para moradia.

Aproveitando este conceito, o último entrevistado comentou sobre a falta de saneamento básico que ocorre principalmente nos morros, este problema é muito ruim, pois além de ficar um cheiro horrível ainda plorifera doenças como solitária, barrigas d’água, elefantíase e outros o, que põem em risco a saúde da população. Na minha opinião o governo deveria implantar mais redes de tratamento de água para que as pessoas bebam uma água mais saudável.

Eu gostei muito deste trabalho, apesar de ter sido bastante cansativo, pois eu aprendi o que são “Problemas Urbanos”, e como resolvê-los.

Essa foi uma experiência muita boa.

Problemas urbanos - o caso de Florianópolis

por Maria Eduarda S. Vieira

No 3º trimestre começamos a estudar problemas urbanos exclusivamente do Brasil e Florianópolis. Desenvolvemos uma pesquisa em jornais e revistas sobre a existência de problemas urbanos em Florianópolis. Coletei uma reportagem do jornal “Notícia do Dia”, de 29 de setembro, a reportagem tratava-se dos deslizamentos de terras na capital.

Considerei essa questão um problema de Florianópolis pois podemos observar essa situação em metrópoles e cidades, onde o crescimento populacional é maior que o rural, com pouca estrutura para beneficiar as pessoas, para que elas tenham uma vida melhor.

Esse problema é classificado como problema ambiental, tratando-se do deslizamento em áreas de risco, porém também podemos classificá-lo como problema social, pois casas são totalmente destruídas e além de que pessoas morrem e saem feridas. A provável causa dessa situação foi à chuva causando o deslizamento de terra em alguns pontos da capital. Tal situação trás várias conseqüências para a população, uma delas é o desmoronamento de casas em locais de risco e o alagamento em áreas baixas, provocando indignação, tristeza, revolta para a população, pois tudo que perderam foi construído com o suor de seu trabalho.

Tanto na zona urbana quanto na zona rural, acontecem estragos. Na zona rural os problemas normalmente são de destruição da agricultura e pecuária, além do desmoronamento e os deslizamentos de casas, que vem acontecendo de uns anos para cá e sem contar com os alagamentos, que vivem assombrando esse espaço. Para comparar a zona urbana com a zona rural, em vários pontos de vistas, seus acontecimentos são parecidos.
Pelo meu ponto de vista tanto para a zona rural quanto para a zona urbana as soluções são as mesmas, para o deslizamento e desmoronamento, seria a retirada de casas em áreas de risco, fazendo com que as autoridades competentes desapropriassem o local e remanejassem para áreas mais seguras. Também a proibição de construções de casas nas margens de rios, lagos e lagoas, além de criação de campanhas para que todo o lixo seja colocado em locais adequados, à conscientização da população para evitar o desmatamento e a conscientização da mesma e do governo para o reflorestamento como um todo.

domingo, 25 de outubro de 2009

8a. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC - SEPEX

Por Prof. José Carlos
No período de 21 a 24 de outubro, a UFSC realizou a sua 8a. SEPEX, que constitui evento de divulgação científica. Com o propósito de conhecer as pesquisas relizadas na universidade, a 6C visitou o local do evento. A visita foi muito proveitosa pois possibilitou o contato interativo com experimentos e pesquisadores.








sábado, 17 de outubro de 2009

Quebra-cabeça - mapas

Prof. José Carlos e estudante Jhonatan (8C)

Olá galera,

Bom, esse quebra-cabeça parece ser muito fácil, porque foi feito para crianças de 7 a 12 anos, mas tem que ser fera em geografia. Está lançado o desafio para quem conseguir completar o mapa do Brasil, bem como os outros que estão disponíveis. É uma maneira divertida de fixarmos a localização dos estados do Brasil e de outros países. Abaixo segue o link...boa diversão!

http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/quebra_cabeca_mapas/default.htm

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Problemas Urbanos - o caso de Florianópolis

por Prof. José Carlos

Olá pessoas,

Leia atentamente a reportagem que trata sobre um problema referente a cidade de Florianópolis.

1- Faça levantamento de vocabulário, afinal, para a compreensão de um texto temos que dominar o significado das palavras;

2- O que você entende pela expressão "problema urbano"?

3- Qual problema a reportagem se refere?

4- Como você classifica a situação: ( ) problema ambiental; ( ) problema social; ( ) estrutura urbana; ( ) outro__________.

5- Quais as prováveis causas desta situação? Caso a reportagem não forneça essa informação, pesquise em outras fontes.

6- Quais as consequências para a população da cidade?

7- Você acha que este problema poderia acontecer na zona rural?

8- Aponte soluções para a problemática em questão.

9- Entreviste ao menos cinco pessoas, questionando :
a) Cite um problema que você observa em nossa cidade;
b) Como você pensa que o problema poderia ser resolvido?


O que fazer com todo este material? Você irá produzir dois textos reflexivos. Um deles deverá tratar da reportagem (questões 1 a 8) e o outro será uma análise de entrevistas (questão 9).

Abraços.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Atividade de Avaliação

Por Prof. José Carlos

Orientações:

1- Os estudantes que não realizaram a 5a. questão da atividade de avaliação ou não trouxeram material adequado, poderão entregar no dia 13/10.

5a questão: Pesquise uma reportagem que trate de um problema ambiental provocado pela atividade industrial (poluição do ar, eliminação de rejeitos em rios, mares ou lagoas; desmatamento, etc..). A reportagem pode ser referente a qualquer localidade do Brasil e o problema retratado deve ter ocorrido em 2009 . Não utilize material da internet. A reportagem deve ser entregue junto com as respostas.

a- Qual o título da reportagem?
b- Que região, estado e cidade/localidade o fato ocorreu?
c- Que problema está sendo discutido?
d- Quais conseqüências sofreu o ambiente?
e- Como você vê o fato em discussão?




2-Lembrete para todos os estudantes - TAREFA para a aula do dia 13/10:
Trazer uma reportagem que trate de um problema referente a cidade de Florianópolis. Você pode escolher o problema: ambiental, trânsito, enchentes, violência, etc. O artigo não pode ser da internet e deve ser do mês de setembro ou outubro.

domingo, 4 de outubro de 2009

Equipe de Criação 3

Equipe de Criação [1]


Olá!

Somos a equipe de criação do 3º trimestre e pretendemos apresentar trabalhos ao longo do período, feitos por nossa turma.
Nosso blog pretende levantar questões sociais, econômicas , etc... que possam ser de interesse do público. Para isso é necessário a colaboração da turma.

Hello!

Are the creative team of the 3rd quarter and we intend to present papers during the period made by our class.
Our blog aims to raise social, economic, etc ... that may be of interest to público. Para this requires the cooperation of the class.

Hola!

Son el equipo creativo del 3er trimestre y tenemos la intención de presentar trabajos realizados durante el período de nuestra clase.
Nuestro blog tiene como objetivo elevar el nivel social, económico, etc ... que pueden ser de interés para público. Para esto requiere la cooperación de la clase.

Salut!

Nous sommes e' equipe de críation du troisieme et nous voulons présenter des trovails pendant ce mois fait pas le groupe.
Notre blog veux présenter des questions sur e' économie et la societé qui puissent être d' interêt publique , mais pour ça il faut avoir la coloboration de tous.

Hallo!

Sind die kreativen Team des 3. Quartals und wir beabsichtigen, Papiere während der Laufzeit unserer Klasse präsent gemacht.
Unser Blog sollen die sozialen, wirtschaftlichen, etc ..., die von Interesse sein público.Para Dies erfordert die Zusammenarbeit der Klasse aufwerfen kann.




[1] Mário, Nathália, Júlia Silva e Camilla






































domingo, 6 de setembro de 2009

Mercado vivo... Tigres mortos

Equipe de Criação [1]


Este texto trata de um artigo publicado pela revista Veja em 2001, embora já tenha passado algum tempo, resolvi trazer esta discussão, pois acho que o homem ainda não trata bem os animais, principalmente quando quer lucrar. Vamos lá..

“A localização de um galpão repleto de peles de animais contrabandeadas chocou as autoridades ambientais da Índia em julho de 2000, que vinham tentando minimizar a gravidade da caça ilegal no país. Alguns tempos atrás, quatro operações levam á apreensão de:

-12 peles de tigres
-132 garras de oito tigres
-175 quilos de ossos
-124 peles de leopardos
-18 080 garras de mais de mil leopardos.

Os números são preocupantes: na Índia vivem 60% dos 4 500 a 7 mil tigres que restam no mundo. Uma das peles pederia ser da tigresa Sita, mencionada pela edição da NGM de dezembro de 1997. Mas Belinda Wright, diretora-executiva da Sociedade de Proteção da Fauna Selvagem da Índia, examinou a pele e concluiu, pelo padrão das manchas, que ‘certamente não se trata de Sita’. As autoridades crêem que o animal, que tinha 16 anos de idade ao ser vista pela última vez, em outubro de 1998, provavelmente morreu de causas naturais”.


Os tigres são encontrados em florestas tropicais, savanas e áreas rochosas, normalmente não escalam árvores mas podem fazê-lo. São grandes nadadores e podem cruzar rios de 6 a 8 km. São principalmente noturnos mas podem ter atividades durante o dia, especialmente no inverno. Para caçar o tigre depende mais da audição do que o olfato, normalmente se aproxima da presa em silêncio, o máximo possível então salta agarrando-a pela parte posterior e matando-a por estrangulamento, com uma mordida no pescoço ou garganta.
Sua dieta consiste de grandes mamíferos como porcos, cervos, antílopes e búfalos, podendo consumir até 40 kg de carne de uma só vez. A área territorial de um Tigre siberiano pode ser de até 4.000 km² que são geralmente marcados com fezes e urina, evitar lutas parece ser regra para os tigres, mas quando isso acontece por invasão de território o invasor pode ser morto pelo dono do território.

O Tigre siberiano (Panthera tigris altaica) é o maior deles, podendo pesar até 306 kg para machos e 167 kg para fêmeas e a medir de cabeça e corpo até 2,80 mm e de cauda até 1,100 mm. O Tigre, é o maior e mais forte de todos os felinos do mundo, nenhum outro combina tamanho, força e graça e ironicamente este grande animal provavelmente será o primeiro dos grandes felinos à se tornar extinto se não houver uma conscientização da preservação de seu ambiente e controle da caça predatória. O Zoológico de São Paulo, reproduz há dez anos Tigres siberianos com sucesso e atualmente está com um plantel de 13 animais.
Cuidem dos tigres, muitas espécies podem ser extintas, como já está acontecendo. Os tigres trazem benefícios para o nosso planeta, independente de qual for, não pratiquem o comércio ilegal de tigres, nem de outros animais.


Fontes:

Revista Veja

[1] Desirée

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

BACTÉRIAS E VÍRUS, UM “MUNDO” DENTRO DO MUNDO

Equipe de Criação [1]


“Você é como um sundae gigante para as bactérias”



Você já pensou que seu corpo tem 10 vezes mais bactérias do que células? Pois é, cada vez mais os vírus e bactérias estão se disseminando pelo planeta e tornando a humanidade cada vez mais vulnerável a doenças graves.

No início dos tempos vírus e bactérias não estavam tão presentes na população devido a ausência de criação de porcos e aves em grande quantidade como hoje, que são verdadeiros laboratórios para a criação desses vírus. Atualmente surgem vírus e bactérias cada vez mais fortes e resistentes. Boa parte das doenças que existem hoje surgiram com a domesticação de animais, como o gado, porcos e aves, para a alimentação humana. O sarampo, por exemplo, que mata muitas crianças nos países pobres, surgiu do gado.


Hoje há um bilhão de porcos no mundo e mais de 20 bilhões de galinhas, ou seja, 3 galinhas em média para cada habitante.


Os vírus e bactérias habitam o nosso corpo e tem o poder de se modificar ano a ano. Para você ter uma idéia, a recombinação desses vírus pode ser fatal. Como aconteceu em 1918, quando a gripe espanhola matou 1% da população mundial em poucas semanas. A gripe aviária que surgiu em 2003 matou 6 em cada 10 pessoas, mas felizmente foi controlada a tempo, ao contrário da Influeza A (gripe suína). Enfim, as bactérias e vírus estão cada vez mais presentes em nossa vida.

Fonte: Revista super Interessante

[1] Sofia

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pirâmides do Egito

Equipe de Criação [1]



Para o pesquisador Farouk El-Baz , da Universidade de Boston (EUA), tanto as Pirâmides (de Gizé) quanto a Grande Esfinge podem na realidade terem sido inspiradas pela própria geografia do deserto do Saara. Segundo seus estudos a formação natural destes monumentos devem -se as condições climáticas da região , ou seja , "durante ciclos climáticos úmidos as grandes massas rochosas no deserto adquirem formas variada com a erosão pela água. Nos períodos secos no entanto , a erosão dos ventos só poupa as formas piramidais " , motivo pelo qual as pirâmides (de Gizé) continuam resistindo a erosão dos ventos.


Seus estudos ainda levam em consideração o fato dos povos nômades terem afastado -se da região do Saara devido ao aumento do período de secas seguindo assim em direção ao rio Nilo a procura de melhores condições de existência . O encontro dos nômades com os sedentários ; povo que já habitava e cultivava as margens do rio Nilo, resulta na união de conhecimentos surgindo assim novas técnicas de plantação ,irrigação da terra e canalização de água , contribuindo para a formação da civilização do Antigo Egito.
El-Baz, estima que aproximadamente 300 anos após o encontro desses povos os Egípcios puderam em fim erguer a primeira pirâmide de Pedra.


Com isso podemos concluir que a construção da pirâmide foi inspirada na geografia natural do deserto.




Fontes:
1- Ciência hoje. Disponível em < http://www.cienciahoje.uol.com.br/2800 >.
2- Ciência Hoje. disponível em ,< http://www.cienciahojeuol.com.br/2863 >.

[1] Maria Eduarda Silva




domingo, 9 de agosto de 2009

Aquecimento ou resfriamento global?

Equipe de Criação [1]

Você já deve ter ouvido falar a palavra aquecimento global né? Então vamos dizer a vocês como prevenir o aumento do aquecimento global no planeta !!!

Vamos lá : Na real como você pode ouvir ou mesmo ler em jornais e revistas, o aquecimento global não tem prevenção. Ele já está formado então o caso é só fazer o máximo possível para não poluir o planeta que já está mais do que poluído então , não basta apenas reciclar mais sim produzir menos lixo no dia-a-dia. Pra vocês terem uma ideia uma pessoa produz em média 1,5 kg de lixo, imagine se fosse multiplicar esse valor pelo número de brasileiros, que são de aproximadamente 270 milhões de habitantes, veremos que produzimos uma quantidade exorbitante de lixo em apenas 1 dia.

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO:

Papel: 3 a 6 meses.
Garrafa de vidro: 4.000anos
Jornal: 6 meses
Chicletes: 5 anos
Lata e copo de plástico: 50 anos
Tampa de garrafa: 150 anos
Garrafa de plástico : 400 anos

Ao contrário do aquecimento global, existe uma outra teoria, a do resfriamento global. Esta teoria, estudada por alguns cientistas, afirma que passamos por uma variabilidade climática, é por isso dizem que estamos passando por um resfriamento global. Os cientistas comprovaram que em alguns pontos do mundo está ficando mais frio, com formação gelo, como é o caso de Bagdá.
Independente das teorias, devemos ter mais atenção para o nosso velho planeta Terra!


[1]Maria Eduarda Vieira e Julia Carioni.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Dia dos Pais - um pouco de história e muitas homenagens

Equipe de Criação [1]


Primeiramente uma citação :
"Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai."

(Sigmund Freud)

Você sabe como surgiu o dia dos PAIS?

Agora sim, podemos responder essa pergunta que eu acho que as maiorias das pessoas não conhecem. Então vamos lá. Segundo alguns pesquisadores , o Dia dos Pais começou a ser comemorado, por um rapaz de nome Elmeseu, na Babilônia, há pouco mais de 4 mil anos. De presente ou seja para mostrar seu amor, moldou e esculpiu na argila o primeiro cartão do Dia dos Pais, desejando-o sorte e saúde. Infelizmente, só a partir de 1909, em Washington, nos EUA, que realmente a data passou a ser levada a sério.
Agora que você já sabe a origem do dia dos pais , faça sua homenagem a eles, nós já estamos fazendo as nossas! Então aqui vai algumas poesias para você homenagear seu pai.
Pai
Aquele amigo único.
Aquele que está sempre presente
Aquele que sei que posso confiar
Aquele que me ama e sempre vai me amar,
Eu fazendo burradas ou não.
Pai...
Aquele que me ama do jeito que sou
Aquele que vê a perfeição na pessoa imperfeita
Aquele brincalhão
Aquele que, com um único sorriso, te deixa feliz
Aquele que nunca sairá do meu coração.
Yzadora Gonzalez Alves, São Paulo - SP

Dia dos Pais

Paizão
Amigo
Responsável
Atencioso
Bagunceiro
Especial
Natural
Simpático

Perfeito
Alegre
Inteligente
Sensível

Maria Eduarda da Silva Vieira

Pai

É difícil falar sobre você
Talvez por não estar aqui comigo.
Pai, seu nome é doce
A doçura de um amigo.
Pai, o grande amigo.
Amigo do coração.
Você merece a qualquer hora, a qualquer dia,
A mais bela canção.
Papai querido,
Quero que você seja feliz.
Quero que os seus passos, sejam iluminados por Deus
E que possa ter orgulho de nós, filhos seus.
Pai, o grande herói de nossas vidas,
O lutador, sonhador,
Pai batalhador e brincalhão
Que sempre estende a mão

Manoel Mário Reis Bittencourt,
Jhonata, Ronaldo, Jeferson e José Antônio
Fonte:

[1] Maria Eduarda e Júlia Carioni


terça-feira, 4 de agosto de 2009

A cana de açúcar: passado e presente

Equipe de Criação [1]

Começamos o trimestre discutindo e conversando sobre a economia do Brasil no período colonial.
Você sabia que a produção de cana-de-açúcar foi a atividade econômica de maior importância nos séculos XVI ao XVII?

No Nordeste brasileiro, na fase colonial, foi onde a cultura da cana melhor se desenvolveu, principalmente pelo tipo de solo e clima quente. Porém, hoje em dia existem outros locais onde ela é cultivada.


Você sabe como o açúcar é produzido? Bom! A primeira fase é plantar a cana, é claro!



A segunda fase, a cana é lavada, picada e desfibrada, onde elas são trituradas para extração do caldo. Além do açúcar também se produz a cachaça. Na imagem abaixo, a presença do trabalho escravo.


A terceira fase é o tratamento do caldo, o caldo é peneirado para retirar as impurezas e então é encaminhado para a fabricação do açúcar.

A quarta fase, depois que é peneirado ele é misturada com o cal para torná-la mais branco, quando a água é evaporada resta só os cristais.

Na quinta e ultima fase os cristais são colocados em uma máquina para retirar novamente as impurezas e assim termina o processo de fabricação do açúcar.




Mas nem tudo é tão doce assim. Algumas pessoas saem prejudicadas como por exemplo os bóias-frias que se matam a trabalhar e ganham muito pouco. Você sabe por que colocaram esse nome nos bóias-frias? É por que ele tem que levar marmitas quentes mais quando vão comê-las já estão frias (Bóia = comida). Então isso quer dizer que eles comem a “comida fria”, são explorados e se machucam frequentemente.




Fonte:

sábado, 1 de agosto de 2009

Producão poética inspirada em seu nome....

Equipe de Criação [1]

Meu nome é
̶H̶E̶I̶T̶O̶R̶ ̶ ̶!̶!̶!̶

Meu nome é Heitor, por que será? Por que senhor?
Minha mãe que escolheu, e meu pai concordou.

O nome dele é o meu, então por isso que ele escolheu.
Ainda não entendi, por que meu nome está aqui?

Por que o nome que é meu, é dele também?
Será que ele escolheu?
E por que ele escolheu o meu?
[1] Profa. Ana Maria e Heitor

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Orkut : amizade com responsabilidade

Equipe de Criação [1]


"O Orkut é uma rede filiada ao Google, criada em 19 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro do Google. Alguns sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social. (...) Apesar de Orkut ser um nome próprio como outro qualquer, na programação visual do sítio (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut); por causa disso, utilizar a palavra "orkut" também é aceitável.''


Os maiores cuidados com a rede do orkut são: não aceitar o convite de amizade de pessoas desconhecidas como muita gente faz, algumas podem dar sorte e outras não, pois, as pessoas desconhecidas podem se passar por outras, por exemplo: um(a) homem/mulher mais velho(a) se passar por apenas um jovem como nós. Outros cuidados que tambem não podemos esquecer é simplesmente bloquear os albúns de fotos, perfis, para que outras pessoas desconhecidas de sua rede de amigos não posam ver e ''bisbilhotar'' o seu orkut. Também devemos ter consciência em utilizar este site, para fazermos amizades e não falarmos mal de outras pessoas, criando inimizades e processos da justiça.


"As pessoas podem entrar nas comunidades (as comunidades não possuem limite de participantes, mas você pode adicionar no máximo 1000 amigos), que podem funcionar como fóruns de interesses comuns. Por exemplo: se alguém gosta de futebol, pode-se entrar em uma comunidade com o nome 'Eu amo futebol'. ''Outras pessoas podem participar dessa comunidade também e assim poderão discutir qualquer assunto, geralmente relacionados ao tema. Nas comunidades existem duas áreas de interação: o fórum e os eventos.''

O fórum funciona por meio de tópicos. Uma pessoa elabora um assunto, com um título e um texto e permite que outros possam lê-lo e deixar alguma mensagem. É possível conversar no Orkut, porém não de forma instantânea.

Os eventos são fixas, que normalmente comunicam algum acontecimento. Eles não podem ser respondidos. Na maioria dos casos, os eventos são utilizados para fazer spam do tipo "fique rico trabalhando em casa" ou "festa em tal bar".

''Cada comunidade possui um moderador que pode autorizar ou não a entrada de um novo perfil, no caso da comunidade ser "fechada". Se ela for "aberta", qualquer um pode entrar. Quando algum perfil comete algum ato impróprio na comunidade, ele também pode ser banido pelo moderador temporariamente ou infinitamente. A grande maioria das comunidades não são moderadas, pois geralmente um só moderador não dá conta de tantos spams e tópicos que não renderão nada.''

"Entre as recomendações do Google estão cuidados simples, como criar uma senha difícil e não fornecê-la a sites não autenticados pelo Google, como serviços terceiros que registram scraps recebidos por terceiros ou, a partir de sua senha no orkut, realizam processos automáticos para colher informações nos perfis de seus contatos.
Os problemas de segurança na rede social afetam a imagem do orkut e fazem alguns usuários desistir de usar o serviço. O google recomenda para os usuários para criarem uma senha difícil e não fornece-la a nenhum site, mesmo aos amigos.
Existe também o hacker, são pessoas que descobrem sua senha atravez da internet, pois, essas pessoas tem mais tempo e mais aprendizagem na informática.
Existem mais de 13.800 milhões de usuários na rede do orkut. Incluindo você".

Bom pessoal, por enquanto é isso que a equipe de criação tem para postar sobre o orkut. É muito importante para pessoas ficarem ''ligadas'' nesse assunto, porque muitas nem sabem o que é o orkut!


Fontes:
[1] Desirée

sexta-feira, 24 de julho de 2009

COLONIZAÇÃO DO BRASIL - PRIMEIROS TEMPOS

Prof. José Carlos

Estudantes,

Estamos retomando as atividades após o período de férias. Que o descanso tenha feito bem para todos. Com ânimo e disposição, vamos continuar nossa história, ou melhor, nossa geografia.

Orientações:

1- Assista atentamente ao vídeo. Se achar necessário volte aos pontos em que houve dificuladde de entendimento.





2- Já discutimos em sala sobre as razões da expansão marítima portuguesa. Quais os argumentos levantados no vídeo para este evento (1:15)?

3- O narrador utiliza a expressão "Ponta da Europa" (2:06), ao se referir ao reino português. Qual é o termo geográfico mais adequado?

4- Afinal, o que buscavam os portugueses com as navegações (2:55)?

5- O professor explica que os termos "descobrimento" e "achamento" não são adequados, quando nos referimos a chegada dos portugueses no Brasil (7:15). O que você pensa sobre isso?

6- No Brasil dos anos 1500/1600, "os portugueses a princípio se arrastavam como carangueijos" (8:32). Qual o significado desta frase? Porque houve a comparação com os carangueiros?

Organize suas respostas em seu caderno para posterior debate!!

sábado, 11 de julho de 2009

CONHECENDO OUTRO POVO

Equipe de Criação[1]

Proposta da atividade: exercício de autoria a partir de pesquisa de campo.


No dia nove de junho as turmas das 6ª séries foram conhecer a aldeia Tapé Mirim, localizada no Morro dos Cavalos, em Palhoça (SC). Fomos a esta viagem de estudos para refletir e entender a realidade social e cultural deste povo.



Chegando na aldeia o professor guarani Adão nos recebeu, e levou uma parte da turma para uma das salas de aula. Na aldeia há três salas que formam uma escola, elas foram criadas em 1995, e o legal delas é que seus formatos são parecidos com ocas, pois são casas de formas arredondadas. São 22 alunos no total, e o nome da escola é Itaty. Eles falam guarani, português e espanhol.

O povo guarani tem muitos problemas, e um deles é para conseguir alimentos, pois na aldeia ninguém tem emprego (bom, eles vendem artesanato, mas isso não sustenta), e o salário é só dos professores e mesmo assim é baixíssimo. Ele também nos contou que a BR os incomoda muito, pois eles moram “na beira da estrada”.


O que é muito forte na aldeia é a religião, que ainda não se misturou e a língua oficial também, mas a medicina e a alimentação foram sendo alteradas.

Na aldeia ainda há uma discussão: querem que as pessoas (os guarani) não fiquem no Centro de Florianópolis vendendo artesanato, mas eles afirmam que é necessário para se sustentar. Por outro lado, isso expõe muito as crianças da tribo, do ponto de vista dos guarani. Eles também não tem terra boa e reclamam que não tem nada para plantar como milho e aipim. Na aldeia vivem 14 famílias e 30 crianças, eles tem atendimento médico uma vez por semana, da FUNASA. O ensino vai de 1ª a 7ª série.

Com esta pesquisa de campo pude compreender as dificuldades e problemas que os guarani passam, e ver como é bom conviver com outros POVOS.



[1] Sofia C. Aseff

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Produção poética inspirada em seu nome

Equipe de Criação [1]



Nome tem tudo a ver (nome não diznome)

Pode ser Joana, pode ser Lorena
Pode ser morena ou Madalena
Nome é nome e não diznome.

A gente nasce com o nome que tem
Com a cara que tem
E cria jeito e cria peito. Pode mudar de nome
Mas tira o jeito e o desajeito

Nome é nome e não diznome e Sofia
Não é só meu nome é meu jeito e desajeito

Nome é identidade legal e fatal
E é sensacional.
Nome não diznome e o meu é
̶S̶O̶F̶I̶A̶
[1] Profa. Ana Maria e Sofia

O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO E A RELAÇÃO COM OS POVOS ORIGINÁRIOS - O CASO DA NAÇÃO XOKLENG

Prof. José Carlos

Continunado nossas discussões sobre a formação geográfica do território brasileiro, chamamos atenção para o processo de colonização e a relação com os povos originários. O documentário que segue é uma produção de 2008, que apresenta fotos, matérias jornalísticas, cartas e relatos históricos sobre o processo de extermínio da Nação Xokleng na Colonização do Vale do Itajaí (SC), com direção de Nassau de Souza e Produção Jozzy de Souza .






ATIVIDADE VIRTUAL: Assista atentamente ao documentário. Faça anotações que considerar necessárias. Desenvolva as reflexões propostas.

OS POVOS ORIGINÁRIOS - O CASO DOS MBYA GUARANI

Ao longo do trimestre estaremos refletindo sobre a formação geográfica do Brasil. Inciamos esta discussão com uma visita a aldeia Guarani Tape Mirim, no município de Palhoça, na Grande Florianópolis. Entrar em contato com esta população, permitiu-nos compreender elementos significativos da vida daqueles, que nestas terras viviam quando da chegada do europeu colonizador.
Agora apresentamos a primeira parte do documentário "Guerreiros da Liberdade", dirigido por Charles Cesconetto. Nesta produção a população guarani relata suas histórias, suas expectativas e angústias, passados mais de 500 anos da chegada do colonizador. Vamos a ele:





ATIVIDADE VIRTUAL: Assista atentamente ao documentário. Faça anotações que considerar necessárias. Desenvolva as reflexões propostas.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Uma nova Equipe de Criação

Equipe de Criação [1]


Olá povo,


Nós somos a equipe de criação do 2° trimestre, estamos aqui para nos apresentarmos.

Você sabe como funciona o blog? É muito simples! Você pode fazer textos, postar vídeos, fazer enquetes, divulgar eventos como a festa junina, por exemplo, propor atividades para a turma, e muitas outras coisas que contribuam para o nosso conhecimento.

Para participar vocês devem entrar em contato com a equipe de criação, que irá analisar o conteúdo.

Lembre se que este é um espaço de diálogos da turma voltado para os conteúdos, e que não pode ser algo que não tenho muito a ver com a escola.

Participe, pois o blog é uma boa proposta.


[1] Vitória, Heitor, Marina, Julia T., Julia V., Sofia, Maria Eduarda V., Maria Eduarda B. e Desirée.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

PESQUISA DE CAMPO - ALDEIA GUARANI TAPE MIRIM

Prof. José Carlos [1]


Durante o segundo trimestre discutiremos aspectos geográficos e históricos da formação do espaço brasileiro. Iniciaremos os debates com a questão indígena em nosso país. Compreender as características culturais dos povos originários, quando da invasão européia nas terras denominadas de Brasil, relacionando aos problemas atuais enfrentados por estas populações, constitui nosso ponto de interesse.

Para estimular os estudos com turmas de 6ª série, realizamos uma saída de campo a aldeia guarani “Tape Mirim”, localizada no Morro dos Cavalos, em Palhoça (SC). A pesquisa foi realizada de forma interdisciplinar, envolvendo olhares da história, geografia e Arte.
(Casa de Reza - o espaço do sagrado)



Partindo de Florianópolis em direção ao sul, percorrendo em torno de 40 km, a aldeia guarani Tape Mirim, do Morro dos Cavalos, cortada pela BR- 101, está localizada no município de Palhoça.



Durante o trabalho de campo os estudantes entraram em contato com a população da aldeia, onde obtiveram informações sobre a realidade do grupo. Um ponto forte desta pesquisa foi o momento de interação através de brincadeiras, danças e o artesanato.

No retorno caberá aos estudantes a produção de artigos e a participação nas discussões.



(Rio Maciambú - vista da aldeia )


( O desenho como recurso metodológico)
(Aspecto de Moradia)




[1] Professor de Geografia




terça-feira, 9 de junho de 2009

BRASIL


João Vitor Sandri Coelho [1]



Formado por 26 estados e pelo Distrito Federal, o pais possui 5.565 municípios, contando com 189.612.814 habitantes. Ocupa 47% do território sul-americano.

Em comparação com os demais países do mundo o Brasil tem o quinto maior contingente populacional, quinta maior área territorial, a nona maior economia e a maior economia latino-americana.

Encontra-se na trigésima nona posicão entre os países com melhor qualidade de vida do mundo, além de possuir entre 15 e 20% de toda a biodiversidade mundial, tendo como exemplo desta riqueza a floresta Amazonica, com 3,6 milhões de quilômetros quadrados, o Pantanal e o Cerrado.


Mas o Brasil não é só maravilhas, há no país 56,9 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza e 24,7 milhões de pessoas em extrema pobreza.

Em nosso país a renda de uma pessoa rica é 25 a 30 vezes maior que a de uma pessoa pobre. na Suécia a diferenca entre ricos e pobres e de no máximo cinco vezes. Nos Estados Unidos e Uruguai, de dez vezes.



[1] Estudante

BRASIL: UM PAÍS TROPICAL

Mateus R. de Alencar [1]

Este texto foi proposto pelo professor de geografia para que nós, alunos, ampliássemos o conhecimento sobre nosso país a respeito da natureza, suas paisagens, fauna e flora, o povo brasileiro...

O Brasil está situado com maioria de seu território entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, ou seja, na Zona Tropical do planeta. O Sul é a única parte situada na zona temperada da Terra. Alguns exemplos de países na zona tropical são: Guiana, Suriname, Etiópia, Quênia, Equador, além de outros. Temos uma natureza muito rica e exuberante. A maior floresta do mundo também está no Brasil. Ela é a Amazônia, tendo uma grande diversidade de animais e flora muito bonita e animais. O Brasil tem uma vegetação tão diversificada que nós temos as pradarias, o cerrado, o domínio Amazônico, os mares de morros (mata atlântica), a caatinga e o domínio das araucárias.

Nosso país tem uma grande extensão litorânea, com belas praias que atraem turistas do mundo inteiro. Florianópolis, por exemplo, tem 42 praias, uma mais linda que a outra. Em termos de clima, aqui ele é mais frio. Isto porque nós ficamos na Zona Temperada, junto com o Paraná e o Rio Grande do Sul. A biodiversidade da Zona Temperada é menor do que a da Zona Quente, mas não menos bonita.

Com esta atividade concluí que sou privilegiado por morar em um país tropical, com uma fauna e flora diversificadas e exuberantes.

Como diz a música “Brasil Tropical”, "Moro num país tropical, abençoado por Deus...", mas se o homem não cuidar dessa beleza, ela irá desaparecer.


[1] Estudante

sábado, 6 de junho de 2009

Avaliação Antropométrica

Equipe de Criação [1]


Vamos lá pessoal peguem suas calculadoras, e vamos calcular o nosso IMC (Índice de Massa Corporal). Primeiramente vocês tem que saber o seu peso e sua altura. Depois nós temos que fazer a seguinte conta: Peso/altura ao quadrado.

Ex: IMC= 40,00/1,50 ao quadrado.

IMC= 40,00/2,25=17,77

17,77 este é o resultado da nossa conta (IMC).


Tabela para você (menino ou menina) ver se o seu IMC está bom ou ruim


Meninos :
Idade Normal Sobrepeso Obesidade

6 14,5 mais de 16,6 mais de 18,0

7 15 mais de 17,3 mais de 19,1

8 15,6 mais de 16,7 mais de 20,3

9 16,1 mais de 18,8 mais de 21,4

10 16,7 mais de 19,6 mais de 22,5

11 17,2 mais de 20,3 mais de 23,7

12 17,8 mais de 21,1 mais de 24,8

13 18,5 mais de 21,9 mais de 25,9

14 19,2 mais de 22,7 mais de 26,9

15 19,9 mais de 23,6 mais de 27,7


Meninas:
Idade Normal Sobrepeso Obesidade

6 14,3 mais de 16,1 mais de 17,4

7 14,9 mais de 17,1 mais de 18,9

8 15,6 mais de 18,1 mais de 20,3

9 16,3 mais de 19,1 mais de 21,7

10 17 mais de 20,1 mais de 23,2

11 17,6 mais de 21,1 mais de 24,5

12 18,3 mais de 22,1 mais de 25,9

13 18,9 mais de 23 mais de 27,7

14 19,3 mais de 23,8 mais de 27,9




[1] Felipe

domingo, 31 de maio de 2009

Bolacha da Praia

Equipe de Criação [1]


Quando nós estávamos voltando pela praia de Naufragados (Florianópolis-SC), eu achei esta coisa linda. Eu nunca tinha visto uma dessas, nem ouvido falar, e por isso gostei muito quando vi. Agora eu estou dividindo isto com vocês:


Nome científico: Encope sp.
Família: Mellitidae Filo: Echinodermata
Características gerais :
Enterrada superficialmente na areia do fundo do mar, onde vive, a bolacha-da-praia respira através de pés ambulacrários especiais, modificados em brânquias. Alimenta-se de partículas orgânicas que retira da areia ou do lodo por ingestão direta do substrato.
Animal achatado, parente da estrela-do-mar, habita regiões entremarés. Durante as marés baixas se enterra na areia.



[1] Felipe

PESQUISA DE CAMPO

Prof. José Carlos
As “saídas de campo” constituem elemento da dinâmica pedagógica que promove o deslocamento do espaço físico da sala de aula, para um ambiente externo a ela, possibilitando, a estudantes e professores, o contato direto com as muitas dimensões das realidades que os cercam. Também conhecida por “estudo do meio” ou “viagens de estudos”, tal recurso é marcado pelo movimento em direção ao conhecimento.

A construção de objetivos, a preparação teórica do grupo docente e discente, o trabalho de planejamento e motivação, constituem elementos essenciais para esta modalidade de ação pedagógica.

Procurando criar um ambiente de trabalho de maior interação entre as disciplinas, realizamos no dia 12 de maio um trabalho de campo na cidade de Curitiba (PR), onde visitamos o espaço “Estação Natureza” da Fundação Boticário de Proteção à Natureza. Nosso ponto de interesse foi possibilitar aos estudantes o contato com o conteúdo de Biomas e Domínios Morfoclimáticos, já desenvolvidos em classe, de forma lúdica e com forte preocupação visual.

Além destes aspectos, sair de Florianópolis com destino à Curitiba, constituiu um novo momento no cotidiano escolar. As estradas, vegetações (com destaque para Mata Atlântica e Araucária), formas de relevo, pessoas, veículos e tantos outros elementos da paisagem geográfica, se tornaram concretos na aprendizagem que se processava.



FÓSSEIS

Equipe de Criação [1]


Muitos seres vivos do passado, desaparecidos, deixaram pistas de que existiram: os fósseis.

Um fóssil pode ser uma pegada, partes ou restos de: corpos, ossos, dentes, conchas, carapaças, moldes, trilhas e outras evidências diretas ou indiretas de um ser vivo do passado.

Por meio de análises tecnológicas ou técnicas especiais, o ser humano pode saber:
seus hábitos alimentares, aparências, tamanhos e outras características.

Os fósseis tem grande importância no estudo dos seres vivos, auxiliando-nos, a entender as transformações deles ao longo da hitória e a entender, também, a história da Terra.
[1] Igor e Tales

MINHA MÃE FLOR

Equipe de Criação: Alexandre, Brendo


Com a aproximação da data em que comemoramos o dia das mães, a Equipe de Criação pesquisou uma poesia para contribuir com este momento. Através da poesia podemos expressar nossos sentimentos de uma outra forma. Achamos que este blog também pode ser veículo para esta forma de produção textual. Vamos a ela.


Mãe,três letras,bem significativas, que me faz pensar.
M: significa que você é minha, santa
A: é o amor eterno
E: esperança, não perdida

Mãe, és toda minha, Mãe, flor linda Mãe, querida
Mãe! Você é a flor mais bela , que Deus com a sua natureza, deixou nascer.
Deus é tão poderoso e tão perfeito, Mãe!
Que ninguém pinta as flores naturais do nosso jardim;
As flores, elas vem de todas as cores! E você Mãe, é aquela linda cor preferida.

Mãe verdadeira é aquela que ganha que chora e sofre calada.
Mãe pobre, mãe rica, mãe sofrida, mães adotivas,
Todas elas são mães queridas!
Só sei o valor que você tem, te perdendo, mãe!

Flor Mãe bem cuidada:
Flor Mãe mal tratada:
Cuide bem dela.
Não pise nessa flor! Não deixe ela morrer antes do tempo!

Bela natureza de Deus!
Voce é minha santa Mãe verdadeira.
É aquela flor natural da terra.
Que me chamam de AMOR PERFEITO.

Poesia de autoria de Natalivia de Azevedo, nascida em Florianópolis no ano de 1937.
Essa poesia é dedicada a todas mães.

AMBIENTES NATURAIS DO BRASIL V

Prof. José Carlos

Pessoas,
Chegamos ao fim da atividade proposta. O último vídeo está centrado no ambiente da Caatinga. Organizem todo o material, conforme as orientações dadas e entreguem no prazo estabelecido .
Vamos ao vídeo


Construa um CARTÃO POSTAL:

1- Selecione uma imagem do vídeo que mais lhe chamou atenção e reproduza no seu cartão.
2- Na parte do recado, escreva para um amigo, parente ou professor sobre o ambiente retratado no vídeo, como se você estivesse lá. Procure ser original na sua redação, crie uma situação interessante para poder falar das infomações do vídeo.
3- Seu cartão deve ser feito em cartolina ou papel similar, com as seguintes dimensões:15 cm de altura por 15 cm de largura.Seja criativo(a).

Em caso de dúvidas, poste um comentário ou conversamos em sala, ok?

Grande abraço a todos .

AMBIENTES NATURAIS DO BRASIL IV

Prof. José Carlos

Pessoal, o momento agora é do Cerrado, vamos ao vídeo.




Construa um CARTÃO POSTAL:

1- Selecione uma imagem do vídeo que mais lhe chamou atenção e reproduza no seu cartão.

2- Na parte do recado, escreva para um amigo, parente ou professor sobre o ambiente retratado no vídeo, como se você estivesse lá. Procure ser original na sua redação, crie uma situação interessante para poder falar das infomações do vídeo.

3- Seu cartão deve ser feito em cartolina ou papel similar, com as seguintes dimensões:15 cm de altura por 15 cm de largura.Seja criativo(a).Em caso de dúvidas, poste um comentário ou conversamos em sala, ok?

Grande abraço a todos .

AMBIENTES NATURAIS DO BRASIL III

Prof. José Carlos

Mais um vídeo com enfoque em torno dos ambientes naturais do Brasil. Agora o Rio Amazonas e a Floresta merecem nossa atenção. Ao final do vídeo as orientações necessárias.








Construa um CARTÃO POSTAL:

1- Selecione uma imagem do vídeo que mais lhe chamou atenção e reproduza no seu cartão.
2- Na parte do recado, escreva para um amigo, parente ou professor sobre o ambiente retratado no vídeo, como se você estivesse lá. Procure ser original na sua redação, crie uma situação interessante para poder falar das infomações do vídeo.
3- Seu cartão deve ser feito em cartolina ou papel similar, com as seguintes dimensões:15 cm de altura por 15 cm de largura.Seja criativo(a).

Em caso de dúvidas, poste um comentário ou conversamos em sala, ok?
Grande abraço a todos .

AMBIENTES NATURAIS DO BRASIL II

Prof. José Carlos




Construa um CARTÃO POSTAL:1- Selecione uma imagem do vídeo que mais lhe chamou atenção e reproduza no seu cartão.2- Na parte do recado, escreva para um amigo, parente ou professor sobre o ambiente retratado no vídeo, como se você estivesse lá. Procure ser original na sua redação, crie uma situação interessante para poder falar das infomações do vídeo.3- Seu cartão deve ser feito em cartolina ou papel similar, com as seguintes dimensões:15 cm de altura por 15 cm de largura.Seja criativo(a).
Em caso de dúvidas, poste um comentário ou conversamos em sala, ok?Grande abraço a todos .

AMBIENTES NATURAIS DO BRASIL I

Prof. José Carlos


Olá Estudantes,


Continuando os estudos em torno do tema sociedade e natureza no Brasil, assistiremos a uma série de vídeos. Preste bastante atenção nas informações apresentadas. Se sentir necessidade procure informações complementares ou anote as dúvidas para conversarmos em sala. Ao final do vídeo tem TAREFA VIRTUAL, leia atentamente o que se pede.

Boa atividade!

Tema de hoje: Lençóis maranhenses







TAREFA VIRTUAL
Você já viu um cartão postal? Se não conhece pergunte a seus familiares e amigos se posuem um para lhe emprestar. Observe que este material apresenta um lado com imagens de um determinado local. Em outra parte existe um espaço para escrever um recado. Agora é com você.
Construa um CARTÃO POSTAL:
1- Selecione uma imagem do vídeo que mais lhe chamou atenção e reproduza no seu cartão.
2- Na parte do recado, escreva para um amigo, parente ou professor sobre o ambiente retratado no vídeo, como se você estivesse lá. Procure ser original na sua redação, crie uma situação interessante para poder falar das infomações do vídeo.
3- Seu cartão deve ser feito em cartolina ou papel similar, com as seguintes dimensões:
15 cm de altura por 15 cm de largura.
Seja criativo(a). Em caso de dúvidas, poste um comentário ou conversamos em sala, ok?
Grande abraço a todos .





Boas Vindas da Equipe de Criação 1

Equipe de Criação


Dawe galera,



Somos os blogueiros da 6ªC, aqui vamos postar as novidades da nossa turma, ou seja, vamos mostrar os nossos trabalhos, viagens de estudos, trilhas, momentos marcantes vividos por alunos e professores durante o ano letivo.

Para que o blog fique bacana precisamos de sua colaboração, se quiser contribuir com nosso trabalho procure um dos blogueiros e esclareça suas ideias.

Grande abraço a todos.

País Tropical

Prof. José Carlos





Nas próximas aulas discutiremos questões relacionadas aos ambientes naturais do Brasil. Você prestou atenção na música "País Tropical", de Jorge Ben Jor?
Então vamos pensar um pouco:

- Como podemos comprovar que de fato o Brasil é um país tropical?

- Procure em seu Atlas Geográfico outros países que estão localizados na Zona Tropical do planeta. Que conclusões você obteve?

- Considerando as imagens apresentadas no vídeo e apoiado(a) em pesquisa em livros, como podemos caracterizar a natureza tropical?

- Florianópolis, está localizada na parte tropical do Brasil? Quais características da questão anterior são pouco observadas aqui?

- Comece a selecionar artigos (de jornais e revistas) que tratem sobre os ambientes naturais do Brasil. Organize o material coletado em uma pasta e aguarde orientações.

Grande abraço.

Fonte: Youtube

Vamos ao Blog: escrever, desenhar, provocar.... estudar!

Prof. José Carlos e Profª Gisele


É com imensa alegria e disposição que inauguramos um novo momento do fazer pedagógico em nossa escola. A criação do blog "Espaço de diálogos" pretende ser uma ferramenta, acima de tudo pedagógica, para estimular o gosto pela pesquisa, desenvolver habilidades textuais e promover uma nova relação com os ambientes virtuais. Professores e estudantes estão convidados a construir esta história de forma coletiva. Durante nossas aulas estaremos debatendo a proposta, enquanto isso você pode ir pensando como fazer.
Grande abraço a todos.